*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Culinária  

*ARROZ DE CARRETEIRO
• Ingredientes:
1/2 kg de charque
1/2 kg de arroz
1 cebola
3 dentes de alho.
• A preparação:
Aferventar o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar 5 horas de molho. Picar o charque em guisado médio e colocar na panela para fritar. Se o charque for gordo, colocar menos gordura. Esmagar o alho e picar juntamente com a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, colocar a cebola e o alho picados para fritarem. Juntar o arroz e deixá-lo fritando um pouco. Colocar água fervendo até dois dedos acima do arroz. Provar o sal e cozinhar em fogo baixo.

*PUCHERO
• Rendimento: de 10 a 15 pessoas
• Ingredientes
½ Kg de carne com osso (pescoço)
½ Kg de ossos com tutano
½ Kg de rabada
½ Kg de alcatre com osso
2 cebolas médias
2 tomates
½ molho de manjerona
3 dentes de alho
½ molho de tempero verde
1 folha de louro
2 pimentas verdes
1 pitada de colorau ou 1 colher de extrato de tomate
4 colheres (sopa) de banha
¼ de raiz de aipo
¾ Kg de farinha de mandioca
Legumes e verduras diversas
• Preparo
Fritar as carnes e ossos, já cortados, na banha quente. Temperar com alho socado com sal, pimenta e a manjerona. Depois, acrescentar a cebola e o tomate picados, o colorau ou o extrato de tomate e o louro. Deixar fritar bem, até o ponto de quase queimar. Então colocar água, duas vezes a altura da carne, provar o sal e deixar ferver. Por último, ir acrescentando os legumes, separadamente – primeiro os mais duros. Cuidar para que não desmanchem, retirando da panela os que forem cozidos. As verduras devem ser cozidas por último. Do caldo fazer um pirão com farinha de mandioca e o tempero verde picadinho, que servirá para acompanhar o prato.

*FEIJÃO MEXIDO
• Rendimento: 8 pessoas
• Ingredientes
1 Kg de feijão preto
¼ Kg de charque
¼ Kg de lingüiça
¼ Kg de toicinho
4 cebolas
2 ovos cozidos
1 molho de manjerona
4 dentes de alho
1 pitada de pimenta-do-reino
2 pimentões
2 colheres (sopa) de banha ou 4 colheres (sopa) óleo
¼ Kg de farinha de mandioca
• Preparo
Escolher o feijão e deixar de molho de um dia para o outro. Cozinhar na mesma água em que ficou de molho. Quando começar a ferver, colocar o charque. Fazer um refogado com o toicinho, 2 cebolas, o alho e a manjerona, tudo bem picado. Acrescentar depois a lingüiça cortada. Colocar tudo na panela do feijão. Deixar ferver e corrigir o sal. Cortar o charque. Dar uma mexida com farinha de mandioca. Colocar a gordura e mexer para que o feijão fique liso.
Cortar as outras duas cebolas, os 2 pimentões. Preparar um molho com sumo de limão. Temperar com pimenta e acrescentar os ovos cozidos picados por cima. Acompanha arroz branco, dobradinha de mondongo ou quibebe

*CHARQUE NO ESPETO
• Rendimento: 8 pessoas
• Ingredientes
2 Kg de charque gordo
• Preparo
Lavar bem o charque e deixar de molho durante 2 horas. Espetar e enxugar com um pano bem limpo. Levar às brasas com a parte da gordura virada para o fogo. Em seguida, virar para que a gordura penetre no lado que é magro.

*MOCOTÓ
• Rendimento: 25 pessoas
• Ingrediente
4 patas
1 tripa grossa
4 Kg de mondongo
2 Kg de feijão branco
1 Kg de lingüiça fina
½ litro de óleo
¼ Kg de cebolas
5 dentes de alho
1 molho de manjerona
3 molhos de temperinho verde
1 lata de extrato de tomate de ½ Kg
5 pimentas verdes
½ garrafa de vinagre
6 ovos cozidos
¼ Kg de azeitonas
• Preparo
Limpar as patas, o mondongo e a tripa grossa na véspera. Retirar a gordura que se acumula na superfície da água em que foram fervidas as carnes e reservar esta água para ser usada na fervura do mocotó. Deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhar na mesma água, acrescentar um pouco da água reservada da fervura das carnes. Quando estiver pronto, socar a metade do feijão, colocar o mondongo, a tripa grossa e a carne das patas, tudo picado, e o restante da água reservada. Mexer para que não grude no fundo da panela. Fritar na gordura bem quente a lingüiça cortada às rodelas. Acrescentar a cebola, o alho e a manjerona picadinhos. Deixar refogar bem, até que os temperos desmanchem. Colocar o extrato de tomate. Quando estiver pronto, virar tudo na panela, onde o feijão e as carnes estão cozinhando. Baixar o fogo e mexer, cuidando para não queimar. Temperar com sal.
Picar os ovos cozidos, dois molhos de tempero verde e azeitonas sem caroços. Misturar tudo e levar à mesa para ser usado ao gosto de cada um.
Picar bem a pimenta e um molho de temperinho e misturar com ½ garrafa de vinagre. Este molho também será usado ao gosto de cada um.

*ARROZ A ESQUILADOR
• Ingredientes
1 kg de espinhaço ou costela de ovelha
1 xícara de arroz
1 colher de sal
1 raminho de mangerona
1 dente de alho
2 colheres de óleo
1 cebola
1 colherinha de colorau (também chamado de vermelhão)
pimenta do reino
pimenta vermelha
•Modo de preparar
Lave o espinhaço, que já deve estar cortado em pedaços pequenos.
Amasse numa tábua o sal, o alho e as pimentas, formando uma pasta. Esfregue em toda a carne.
Ponha o óleo numa panela a esquentar e junte a carne. Tampe a panela e deixe dourar um pouco, mexendo para não queimar.
Quando estiver dourada, junte a mangerona e, aos poucos, 1 1/2 xícara de água para que cozinhe a carne. Dependendo da ovelha leva de 30 a 40 minutos, mais ou menos.
Depois de cozida a carne, refogue a cebola picada. Frite o arroz, mexendo para não pegar, e acrescente duas xícaras de água fervente. Mexa bem e revise os temperos. Se quiser dar mais cor, acrescente o colorau, ainda que a fritura de carne já dê um dourado bonito. Deixe cozinhar por cinco minutos em fogo forte e depois passe para fogo brando, até secar.
Querendo o arroz mais molhadinho, acrescente um pouco de água e mexa de vez em quando. Ao lavar o espinhaço é importante retirar um fio branco que está junto ao osso, póis caso contrário fica um gosto desagradável na carne.


*PÃO COM ALHO
• Ingredientes
6 pãezinhos
3 dentes de alho bem amassados
2 colheres de sopa bem cheias de margarina
Sal e salsinha picada a gosto
• Modo de fazer
Corte os pãezinhos ao meio. Em paralelo, misture os demais ingredientes até formar uma espécie de patê. Passe essa mistura no interior dos pães.
Finque-os no espeto e asse até que fiquem quentes e crocantes. Tire-os do espeto, corte em alguns pedaços na tábua e sirva.

*ROUPA VELHA
• Tempo de preparo: 1 hora
• Ingredientes
l/2 kg de charque
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média picada
1/2 xícara de farinha de mandioca
tempero verde à vontade
manjerona
2 dentes de alho
sal e pimenta a gosto
• Modo de preparar
Carne ou charque (se for charque, deve-se tirar bem o sal). Corte em pedaços, coloque óleo em uma panela média e acrescente todos os temperos picados. Refogue-os até que desman chem. Retire do fogo, coloque a panela em cima de um lugar firme e com o socador de feijão, ou no pilão, acrescente a farinha de mandioca e bata com a mão de pilão até desfiar toda a carne. Depois de fria, conserve em lugar fresco. Dura mais ou menos 10 dias. Serve de aperitivo, com café ou chimarrão, ou para a guarnição de pratos variados.

*GALINHA AO MOLHO PARDO
• Para 4 pessoas
• Ingredientes
1 galinha ou frango de 1,5 kg
sal
pimenta
1 cebola ralada
pimenta do reino branca
pimenta verde da terra
1 colher de sopa, de óleo
1 colher de manteiga
1 colher de Vinho da Madeira
4 folhas de manjerona
2 gemas de ovo
sangue de galinha aparado com vinagre
azeitonas
salsa verde
ovos duros
fatias de pão torrado na manteiga
• Modo de preparar
Em panela regular refogar todos os temperos (cebola, sal, gordura, pimenta branca e verde), acrescentar a galinha ou frango cortado em pedaços e tampar a panela. Quando a galinha começar a ferver, acrescentar 2 xícaras de água quente e depois uma colher de manteiga. Mexer bem, adicionar uma colher de vinho, 4 folhas de manjerona e tampar novamente a panela.
No sangue da galinha, previamente aparado com um pouco de vinagre para não talhar, deitar 2 gemas e bater pra misturar bem. Retirar da panela meia xícara do caldo e misturar pouco a pouco corri o sangue já engrossado pelas gemas. Retirar a panela do fogo e adicionar, mexendo sempre, o sangue preparado como foi exposto acima. Passar tudo para uma terrina grande e enfeitar com galhos de salsa verde, azeitonas e rodelas de ovos duros. Servir com fatias de pão torrado na manteiga.

*COLA GAITA
• Para 5 pessoas
• Ingredientes
1/2kg de espinhado de ovelha
1 kg de aipim
2 cebolas
4 dentes de alho
2 xícaras de farinha de mandioca
2 pimentas verdes
Farinha de mandioca
• Modo de preparar
Fritar as chuletas do espinhaço já salgadas. Picar bem as cebolas e o alho e colocar para fritar junto ao espinhaço. Se o aipim for muito duro, cozinhar à parte. Cortar o aipim em pedaços médios e juntar ao resto, colocando 2 dedos de água quente e a pimenta picada. Corrigir o sal. Quando o aipim estiver cozido, colocar mais um pouco de água e ir mexendo devagar, quando for colocando a farinha de mandioca, até ficar num ponto médio de pirão.

*BIFE ACEBOLADO DE QUARTO
• Para 6 pessoas
• Ingredientes
l quarto de ovelha (não de cordeiro)
6 cebolas
pimenta do reino
6 dentes de alho
2 colheres de massa de tomate
vinagre ou limgo
1/2 copo de vinho
• Modo de preparar
Use um quarto de ovelha ou de capão (o gaúcho não come carneiro, que é usado somente para a reprodução). O quarto de cordeiro não serve por ser mui mirrado. Com uma faca bem afiada, vá tirando fatias ou bifes, até chegar aos ossos. (Cuidado com a catinga que está no meio do quarto). Faça um vinha d'alho com o vinagre, sal, alho esmagado e picado e a pimenta do reino. Pode-se colocar junto um meio copo de vinho. Tempere bem os bifes e deixe parar por uma meia hora. Coloque a fritar, de preferência em panela de ferro, com gordura bem quente. Ponha todos os bifes juntos e vá revirando-os até fritarem bem. Corte as cebolas em rodelas e junte-as aos bifes. Misture a massa de tomate em meio copo de água e coloque na panela, dando uma última remexida. Deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo brando.

*PEIXE NO BORALHO DE ONTEM
• Tempo de preparo: 1 hora
• Para 4 pessoas
• Ingredientes
1 kg de peixe
sal a gosto
pimenta do reino
2 limões
gordura ou manteiga
batata, cenoura e pimentão
• Modo de preparar
O Povoeiro tem grades, grelhas e papel laminado. Nós tínhamos folhas de bananeiras ou barro. O princípio é o mesmo. Limpe o peixe por dentro e por fora, tire a cabeça, abra ao meio em duas partes. Tempere com os condimentos já citados, coloque uma metade do peixe em cima de uma folha de bananeira e enrole, dobrando as pontas para dentro das folhas, passe a gordura e coloque no borralho, conservando o fogo por 1 hora. Proceda da mesma forma com a outra metade do peixe. Para o Povoeiro de hoje, use papel laminado, o modo de preparo é o mesmo. Acrescente 1 batata cortada bem fininha, 1 pimentão, 1 cebola, 1/z molho de temperinho, tudo bem picadinho, coloque em cima do peixe, dobrando as pontas do papel laminado, na grelha, ou tampe e leve ao fogo por 1 hora. Também pode ser levado ao forno em fôrma untada.

*ESPINHAÇO ENSOPADO COM BATATA
• Para 5 pessoas
• Ingredientes
1 1/2kg de espinhaço de ovelha
1 kg de batata inglesa
2 cebolas
4 dentes de alho
4 tomates
1 pimenta verde
folhas de manjerona
• Modo de preparar
Salgar as chuletas do espinhaço e colocar a fritar. Picar bem a cebola, o alho, os tomates e a pimenta e juntar às chuletas, depois de bem fritas. Quando estiver no ponto, colocar as batatas cortadas ao meio e pôr 2 dedos de água quente. Corrigir o sal, deixando meio salgadinho (a batata retira muito).

CARRO DE BOI
• Ingredientes
1,5 kg de rabada bovina
500 gr de cebola
3 dentes de alho
4 tomates médios
Noz moscada
1 kg de arroz parboilizado
• Modo de preparar
Retire um pouco da gordura da carne. Dê uma fritada com pouco de óleo. Coloque em panela de pressão por trinta e cinco minutos. Coloque a cebola e o alho picados, refogue um pouco, acrescente os tomates sem a pele e sem sementes. Rale um pouco da noz moscada, sal e pimenta a gosto. Quanto o tomate estiver bem dissolvido, acrescente o arroz, água (mais ou menos 1,5 cm). Acima do arroz, fica bem molhado. Caso queira mais seco, é só colocar menos água, tchê!
Faz e depois me conta. Pode-se tomar uma canhazita antes para avisar o fígado. E para acompanhar o prato que tal uma cervejinha bem gelada ou um vinho tinto?

*ARROZ DE CHINA POBRE
• Para 4 pessoas
• Ingredientes
200g arroz
400g lingüiça
1 cebola média picada
1 dente de alho
3 xícaras de alho
• Modo de Preparo
Aquecer uma panela de ferro com banha de porco ou óleo e fritar a cebola, o laho, e a lingüiça cortada em pedaços pequenos. Quando dourar acrescentar o arroz. Fritar mais um pouco, cobrir com água (quente), pôr um pouco de sal e cozinhar com a tampa fechada até reduzir a água e o arroz ficar pronto.

*QUIBEBE
• Para 6 pessoas
• Ingredientes
1kg de abóbora
50g de manteiga
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal salsa picada
• Modo de Preparo
Cortar a abóbora em cubos e cozinhar em fogo médio com água suficiente para cobrir os pedaços. Cozinhar até desmanchar, adicionar então a manteiga e mexendo bem até virar um creme. Adicionar o sal e o açúcar, salpicar coma salsa e servir bem quente

*PAEJA CAMPEIRA
•Ingredientes
200 g de filé mignon
200 g de filé de porco
200 g de galinha (preferência peito)
200 g de coração de galinha
200 g de lingüiça calabresa
200 g de salsichão tipo toscana
3 dentes de alho
3 cebolas médias
200 g de polpa de tomate
1/2 xícaras (chá) de arroz
2 copos de vinho branco
cheiro verde a gosto
manjericão
manjerona
cebolinha verde
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
• Modo de Preparo
Pique as carnes em cubos e reserve. Pique a cebola e o
alho. Em uma panela (preferência de ferro) aquecida,
acrescente o azeite. Frite o alho e a cebola.
Acrescente, a carne de gado, porco e galinha. Frite em
separado o coração, a lingüiça e o salsichão depois,
misture com as demais carnes. Acrescente o tomate
(polpa), o manjericão e a manjerona, junte as carnes;
espere formar um molho mais espesso. Acrescente o
arroz, misturando bem. Acrescente o vinho, completando
com água se necessário, para que fique bem molhado.
Antes de servir, acrescente o cheiro verde e cebolinha,
bem picados.

*TATU NA PANELA
• Ingredientes
1 pedaço de tatu (lagarto)
1 xícara de cebola picada
1 xícara de cerveja
200g copa ou salamito
sal
pimenta
• Modo de preparo:
Colocar o tatu de véspera num tempero de cebolas cortadas, cerveja, pimenta e sal. Não furar a carne para não sair o suco, pois o tatu pode ficar muito seco depois.
Numa panela de ferro bem quente, dourar as cebolas e colocar o tatu para fritar bem, de todos os lados, colocando um pouco de água, se necessário, para que a carne não queime. Acrescentar a copa ou salamito em fatias fininhas para fritar rapidamente, e em seguida o tempero em que o tatu ficou de molho na véspera, completando com um pouco de água. Tampar panela e deixar cozinhar. De dez em dez minutos dar uma mexida para virar a carne e revolver o molho. É importante não deixar a carne grudar no fundo da panela. Quando a carne estiver no ponto ideal e o molho reduzido , retire da panela e corte em fatias.
"O tatu é a forma de chamar a parte do boi denominada lagarto em outros lugares."

*MONDONGO
• Ingredientes
1kg de mondongo
1 cebola
2 colheres de sopa de óleo
2 tomates sem pele e sem sementes
tempero verde
sal
1\4 de farinha de mandioca
• Modo de preparo
Limpar o mondongo e aferventá-lo por 1 ou 2 horas, conforme a idade do boi (novo ou velho) para amolecer, colocando sal depois de meio mole, para não ressabiar. Limpar novamente e cortá-lo em tiras. Fazer um refogado com a cebola picada, gordura, os tomates em pele e sementes e tempero verde picado, sal a gosto. Acrescentar o mondongo refogando bem, adicionar um pouco o caldo. Minutos antes de servir, engrossar levemente o caldo com farinha de mandioca.

*TRIPA GROSSA
• Ingredientes
1 pedaço de tripa grossa
1 limão
temperos
• Modo de preparo
Após desvirar a tripa para limpar com limão e retirar a graxa excessiva, aferventar com temperos (cebola, tempero verde, louro, 1 dente de alho) o tempo necessário para amaciá-la. No dia seguinte, quando estiver cozida, pode ser preparada de três modos:
1) deixar secar a água e fritar;
2) assar no espeto;
3) rechear com um guisado de carne de vaca misturado com o de carne de porco e fretoar em gordura quente.

*TAPICHI
• Ingredientes
15 kg de terneiro, ou na falta deste, vitela
2 kg de farinha de milho fina
4 cebolas médias
1\2 kg de tomate
1 pimentão
4 dentes de alho
pimenta verde ou em conserva
1 molho de tempero verde
• Modo de preparo
Cozinhar em água e sal o terneiro ou vitela, cortado em pedaços médios. Depois de bem cozidos, desfiar toda a carne.
Cortar a cebola, o tomate, o pimentão, o alho e a pimenta em guisado bem miúdo e fritar. Depois dos temperos fritos colocar a carne desfiada, misturando bem, até chegar ao “ponto”. Acrescentar um pouco de água até a carne ficar “molhada”. Colocar, logo após, tempero verde picado, engrossando com a farinha de milho. Servir com arroz branco, feijão e saladas verdes.

Outras:

Alcatra de panela

Ingredientes

- 500 g de alcatra em bifes pequenos e finos
- 1 cenoura em rodelas
- azeitonas pretas picadas
- 100 g de bacon picado
- 1 cebola picada
- 1/2 L de caldo de carne
- 1 copo de vinho
- sal a gosto
- óleo o suficiente

Modo de Preparo

Numa panela, aqueça o óleo e refogue o bacon. Adicione a cenoura e a cebola picada. Refogue levemente. Coloque a carne e refogue bem. Junte o vinho e o caldo de carne. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo brando. Em seguida, junte a azeitona e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva.

Ambrosia assada

Ingredientes:

1 litro de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
5 ovos
10 gotas de suco de limão
3 cravos-da-índia
4 gemas de ovo
1 colher (café) de noz-moscada
2 pedaços pequenos de canela em pau

Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Coloque em uma panela o leite, a canela, o cravo e a noz-moscada. Leve ao fogo e retire assim que levantar fervura. Reserve. Bata os ovos e as gemas na batedeira por 4 minutos. Retire e passe por uma peneira. Junte o açúcar e misture até ficar homogêneo. Adicione, aos poucos, o leite morno, batendo com um batedor manual. Acrescente o suco de limão e bata por mais 1 minuto, ou até ficar homogêneo. Despeje o creme batido em uma assadeira refratária de 28 x 19 cm e leve para assar em forno médio por 1 hora e 30 minutos, ou até obter um creme cozido. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelado em taças individuais decoradas com canela em pau ou fatias de limão.

Fonte: Revista Água na Boca

Arroz com leite

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz
2 litros de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
casca de 1/2 limão médio
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de Preparo:
Lave o arroz, escorra bem e coloque-o em uma panela grande. Junte 1/2 litro de água e a casca de limão. Tampe a panela e deixe no fogo até o arroz ficar cozido e quase seco. Elimine a casca do limão. Misture o leite e cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada, por mais 25 minutos, ou até obter um creme bem mole. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Enquanto isso, bata por 5 minutos na batedeira os ovos com o açúcar e despeje sobre o arroz. Misture e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Se preferir, acrescente 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Retire, coloque em uma compoteira e polvilhe a canela em pó.

Fonte: Revista Água na Boca

Bolo de milho

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 tablete de margarina, 3 xícaras de farinha de trigo,

1 xícara de farinha de milho, 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó, 1 xícara de leite morno.

Modo de preparo:

Bater as gemas com o açúcar e a margarina, misturar o leite morno e logo após acrescentar as farinhas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar aos demais ingredientes. Levar ao forno para assar.

Cobertura:

Sugestão: usar açúcar confeiteiro. Preparar conforme o modo descrito na embalagem.

Charque acebolado

Ingredientes:

500g de charque
2 cebolas graúdas fatiadas
100 g de bacon
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Lave a carne e deixe de molho em água fria por 12 horas. Escorra, corte em cubos grandes e cozinhe em uma panela de pressão para que fique macia, cerca de 40 minutos. Deixe esfriar, escorra e desfie grosseiramente. Corte o bacon em cubos e coloque em uma frigideira juntamente com o azeite. Doure os pedaços de bacon e escorra-os, reservando para outra finalidade. Na gordura que ficou na frigideira frite bem as cebolas. Adicione a carne desfiada e frite por mais alguns minutos. Tempere com pimenta-do-reino e regue com o vinagre. Misture e sirva salpicando com salsinha picada.

Sobras de carne


Ingredientes

- carne em molho de tomate, cebola e pimentão
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado
- 2 xícaras (chá) de sobras de carne assada
- 3 tomates

Modo de Preparo
Aqueça um pouco de óleo e frite 1 cebola picada em pedaços grandes, 1 pimentão picado do mesmo modo. Quando a cebola estiver transparente, junte a umas duas xícaras de carne assada, ou peru, lombo, qualquer uma, aqueça bem, junte 3 tomates, tampe a panela e cozinhe até o tomate derreter. Junte sal e pimenta (e nenhum outro tempero mais) e sirva. Se você não gosta de pimentões, tente fazer sem eles, mas não é a mesma coisa.

Salada de Carne Assada
Corte a carne em cubos e junte legumes cozidos de sua preferência (cenoura, vagem, batatas, milho verde, etc) e tempere com o molho de saladas de sua preferência.

Rabada ao vinho tinto

Ingredientes


2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
2 tomates (sem pele) picados
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 tablete de caldo de carne
3 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-vermelha a gosto

1kg de rabada de boi cortada pelas juntas
2 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro

Modo de Preparo:
Em uma panela grande coloque a rabada e cubra com água. Deixe ferver por 10 minutos para retirar o excesso de gordura. Escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a rabada, o louro e 1 litro de água fervente. Deixe cozinhar por 40 minutos ou até que a carne esteja macia, mas sem soltar do osso. Se for necessário, acrescente mais água. Escorra toda a água e reserve. Molho: em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte os tomates, o vinho e o tablete de carne e cozinhe por cerca de 10 minutos. Coloque a rabada no molho e cozinhe por mais 10 minutos. Salpique com a salsinha, coloque em um refratário e sirva em seguida.

Matambre enrolado

Ingredientes:

1 e 1/2 kg de matambre
1 maço médio de cheiro verde
3 cebolas médias
4 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça picada
100 g de bacon picado
250 g de lingüiça de porco picada
óleo de soja para fritar
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave a carne, seque-a, retire as aparas e tempere-a com sal dos dois lados. Reserve. Lave o cheiro-verde, separe somente as folhas e pique finamente. Descasque as cebolas e pique-as em pedaços bem pequenos. Descasque o alho e corte em tiras finas. Numa superfície lisa, abra a carne com a parte gordurosa para baixo. Espalhe o cheiro-verde, as cebolas, o alho, a pimenta, o bacon e a lingüiça. Enrole a carne como um rocambole e amarre com um barbante bem grosso. Prenda bem para o recheio não escapar. Coloque 1 litro de óleo na panela de pressão, disponha o matambre, tampe a panela e leve ao fogo por 2 horas. Na metade do tempo de cozimento, retire a panela do fogo e vire o matambre de lado. Disponha a carne numa travessa, retire o barbante e corte em fatias de 2 a 3 cm de largura.

Feijão mexido

Ingredientes:

sobras de feijão preto
cebola
pimentão
salsinha picada
farinha de mandioca

Modo de Preparo:
O feijão mexido é um prato feito com as sobras do feijão. Numa panela, doure a cebola e o pimentão. Se quiser, pode acrescentar pimenta verde bem picadinha. Acrescente as sobras de feijão e misture bem, até esquentar. Depois, retire a panela do fogo e misture lentamente a farinha de mandioca, até engrossar o feijão. Tampe a panela e leve ao fogo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Salpique com salsinha.