*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 05/08/2013  

ADÁGIOS
* Alegre que nem paisano à meia guampa (paisano é expressão correntina e quer dizer patrício, amigo, camarada. Meia-guampa é expressão gauchesca, que significa ébrio).
* Amarga como erva caúna (a palavra caúna é tupi e significa amarga; expressão de quem está desabafando suas dores).
* Causar alvoroço que nem mata-mosquito em convento.

ACONTECIDO
* 04/08/1849 - Falecimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro a Anita Garibaldi na Itália.
* 05/08/1908 – Nascia em Quaraí no RS, o escritor Cyro Martins.
* 05/08/1835 – Dá-se o nascimento de Gaspar Silveira Martins, político, em Cerro Largo no Uruguai.
08/08/1931 – Nascimento de Aparício da Silva Rillo, poeta, em Porto Alegre.

AGENDA TRADICIONALISTA
*03/08/2013 – VII Festival da Lasanha em Xaxim – SC.
Cardápio: Lasanha com brócolis, frango, bolonhesa, quatro queijos, frango assado, tortéi, pães, cucas e saladas diversas.
Baile com Grupo Canto Catarina.
Mesa 04 pessoas: R$ 150,00 
Promoção beneficente.

* 08 a 11/08/2013 – Em Santo Ângelo – RS (capital dos sete povos missioneiros) acontece o 6º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 5º Canto Piá Missioneiro.

* 08 a 12/08/2013 – 23ª Guyanuba da Canção Nativa em Sapucaia do Sul – RS.

* 09 a 11/08/2013 – 22º Ronco do Bugio em São Francisco de Paula – RS. 

DICIONÁRIO
 *AMADRINHADOR, v. Exercer a função de amadrinhador. Acompanhar o domador, montado em cavalo manso, para evitar que o potro enverede por lugares perigosos. 

* AMANONCIAR, v. Amansar um cavalo sem o montar. Domesticar um animal, tirar-lhe as manhas por meios brandos, sem o molestar. Fazer carinho com as mãos nos potros que estão sendo domados a fim de tirar-lhes as cócegas.
* AMANSAR O MATE, expr. Tomar os primeiros mates, em geral muito amargos.

OS IMIGRANTES ITALIANOS
Logo após a instalação das primeiras colônias alemãs instalaram-se no Rio Grande do Sul os italianos, que começaram a chegar ao Estado, a partir de 1875.
Esses colonos se instalaram na Encosta Superior do Planalto, logo adiante dos colonos alemães que se fixaram na Encosta Inferior do Planalto.
É interessante notar que a fixação destes imigrantes se dava na medida em que iam chegando, nas terras mais próximas e de mais fácil acesso, e assim sucessivamente, restritas no sentido das terras da zona de matas. 
Este fato torna discutíveis afirmações, muitas vezes feitas, de que os colonos procuravam se localizar em terras semelhantes às de sua terra natal. Acrescente-se a isto a dificuldade que os colonos tinham em dominar as técnicas para desmatamento e preparação do solo e, mais ainda, a acentuada declividade  
das terras onde se instalaram os italianos. Criaram cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Veranópolis, Guaporé, Flores da Cunha, Garibaldi e, na região de Santa Maria, Silveira Martins e Jaguari.

CULIÁRIA CAMPEIRA
QUARTO DE OVELHA RECHEADO
Ingredientes: 01 quarto de ovelha ou capão adulto, miúdos de animal carneado (coração, rins, língua), ½ kg de linguiça, 02 ovos cozidos, 01 molho de tempero, 01 cebola média, 01 pimentão, 03 dentes de alho e manjerona.
Preparação: Carnear a ovelha ou capão, ao estilo campeiro, destacando o “quarto” na junta, defendendo o osso do alcatre.
Com uma faca fina e afiada, desossar o quarto, procurando rodear o osso para não cortar a carne. Depois de desossado, retirar a carne do interior, aumentando a cavidade interna, de maneira que as paredes fiquem com uma espessura uniforme de dois dedos.
Costurar a extremidade inferior (garrão). 
Cozinhar em salmoura, os coração, os rins e a língua. Depois de bem cozido, cortar os miúdos em guisado pequeno.
Tirar a pele da linguiça e desmanchar a massa, colocando a fritar. Picar miúdo os temperos (cebola, pimentão, alho, manjerona, tempero verde) e fritar com a linguiça. Misturar os temperos, o guisado dos miúdos e a massa da linguiça.
Salgar o “quarto” por fora. Encher a cavidade do “quarto” com a mistura das carnes com os temperos. Socar bem o recheio, de maneira a reconstituir a forma original do “quarto”. Costurar com linha grossa a abertura superior. Passar um pouco de manteiga ou margarina por fora do “quarto”. Assar em forno, no espeto ou mesmo na grelha.