*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 15/07/2012  


ADÁGIOS
*Mais pesado que sono de surdo.
*Firme que nem prego em polenta.
*Mais nojento que mocotó de ontem.


EVENTOS
* 21/07/2012 – Jantar Fandango no Galpão do CTG Vaqueanos D’Oeste com animação do grupo Os Mirins de porto Alegre – RS.
* Vem chegando mais um grande evento da cultura gaúcha é a 32ª Coxilha Nativista de Cruz Alta – RS de 25 a 28 de Julho do corrente ano.


ACONTECIDO 
* 17/07/1893 – Falecimento de José Gomes Pinheiro Machado – Senador da república.
* 18/07/1847 – Dá-se o falecimento de Bento Gonçalves da Silva – general, líder da Guerra dos Farrapos, morre em Guaíba – RS.
* 20/07/1961 – É aprovada em taquara – RS s Carta de Princípios MTG de autoria de Glaucus Saraiva.
* 22/07/2006 – Falecimento de Jean Francisco Guarnieri (73 anos) e Raúl Cortez (71 anos).




   BENTO GONÇALVES DA SILVA
Nascido em Triunfo, 23 de setembro de 1788 — Pedras Brancas, 18 de julho de 1847) foi um militar, maçom e revolucionário brasileiro, e um dos líderes da Guerra dos Farrapos (1835 a 1845).
Em 16 de dezembro de 1837 torna-se presidente da República do Piratini.
Seus restos mortais inicialmente foram sepultados em Pedras Brancas. No final de 1850 Joaquim Gonçalves da Silva exumou os ossos e transferiu para a propriedade de sua família na estância Cristal, onde permaneceram até setembro de 1893, sob sua guarda. Com a mudança de Joaquim para Bagé, os restos mortais ficaram sob responsabilidade de seu irmão Bento Gonçalves da Silva Filho e com o falecimento deste, de sua esposa Maria Tomásia Azambuja.
Em 1900 o último responsável por sua guarda doou os despojos para seu primo, Inácio Xavier de Azambuja, que repassou para intendência municipal de Rio Grande, onde hoje repousam no monumento na Praça Tamandaré.


A COLONIZAÇÃO “EUROPÉIA” ITALIANOS E ALEMÃES
O Rio Grande do Sul estava ocupado em suas áreas de campo. Restava, então, a preocupação de ocupar também as áreas de mata. 
Com os açorianos não havia dado certo. Nova tentativa foi realizada, então, com o imigrante europeu, especialmente o italiano e o europeu.
Eles estavam saindo de suas terras em busca de vida nova na América. Eram especialmente camponeses sem terra que, na cidade, não encontravam lugar para viver.
Esses imigrantes viam nas terras da América a possibilidade de criar a sua “nova terra”, o seu “novo mundo”.
Para o Brasil vieram muitos imigrantes, que se localizaram em vários lugares: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e os Estados do Sul do Brasil.
Foi nestes três Estados do Sul que lês desenvolveram uma ocupação com características próprias e diferenciadas.
No Rio Grande do Sul, eles se instalaram em pequenas propriedades rurais, denominadas colônias. Estas colônias reuniam, inicialmente, imigrantes de mesma nacionalidade.
No Rio Grande do Sul, os imigrantes recebiam uma certa quantia de terras. Cultivavam ali produtos necessários para sua própria subsistência e comercializavam o que sobrava.


DICIONÁRIO
 Arranca-rabo: Discussão acalorada, disputa, bate-boca.
Arreios: Conjunto de peças com que se arreia um cavalo para montar.


Badana: Pele macia e lavrada que se coloca, na encilha do cavalo de montaria, por cima dos pelegos ou do coxonilho, se houver.


CULINÁRIA GAÚCHA
 Ingredientes


Vaca Atolada – 4 pessoas
Ingredientes:
½ Kg de patinho, 2 colheres de sopa de banha, uma cebola, 4 tomates sem pele e sem sementes, 1 dente de alho sal a gosto e 1 Kg de mandioca.


Modo de preparo: Cortar em dados a carne e refogar na banha com a cebola, os tomates, picados, o alho esmagado e sal. À parte, descascar e cortar a mandioca, também em dados, e acrescentar, na panela, misturando bem a carne. Adicionar água sempre que necessário para que a mandioca fique no seu ponto ótimo de cocção.