*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 23/07/2012  

ADÁGIOS
"Mais assustado que véia em canoa”.
"Mais faceiro que guri de bombacha nova."
"Mais perdido que cego em tiroteio."

ACONTECIDO
* 25/07/1901 – Falecimento do político Gaspar Silveira Martins em Montevidéu – Uruguai.
* 25/07/1824 – Imigração Alemã – chegam os primeiros imigrantes no Bergatim São João Protector.
29/07/1839 – Os farrapos Proclamam a República Juliana.

ACONTECE
* 27/07/2012 – Jantar Fandango com os Monarcas no Galpão do CTG Herança Gaúcha.
* 28/07/2012 – Jantar Fandango no Galpão do CTG – Vaqueanos D’Oeste animação Porca Veia e Grupo Cordiona.
* 28/07/2012 – Jantar Fandango no Galpão do CTG Coxilha do Quero-Qeuero com animação de Walter Morais e Grupo.
* De 25 a 28 de Julho 2012 acontece a 32ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA – RS. 
A Coxilha é realizada desde 1981 sem interrupção é realizado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta. E desde 1985 acontece paralelo ao Festival Nativista a Coxilha Piá.

OS IMIGRANTES ITALIANOS
Logo após a instalação das primeiras colônias alemãs instalaram-se no Rio Grande do Sul os italianos, que começaram a chegar ao Estado, a partir de 1875.
Esses colonos se instalaram na Encosta Superior do Planalto, logo adiante dos colonos alemães que se fixaram na Encosta interior do planalto.
É interessante notar que a fixação destes imigrantes se dava na medida em que iam chegando, nas terras mais próximas e de mais fácil acesso, e assim sucessivamente, restritas no sentido das terras da zona de matas.
Este fato torna discutíveis afirmações, muitas vezes feitas, de que os colonos procuravam se localizar em terras semelhantes às de sua terra natal. Acrescente-se a isto a dificuldade que os colonos tinham em dominar as técnicas para desmatamento e preparação do solo e, mais ainda, a acentuada declividade dos terrenos onde se instalaram os italianos. Criaram cidades como Caxias, Bento Gonçalves, Veranópolis, Guaporé, Flores da Cunha, Garibaldi e, na região de Santa Maria, Silveira Martins e Jaguari.
 Igreja de Guaporé - RS

CULINÁRIA GAÚCHA
 Bife enrolado com toicinho (4 pessoas)
Ingredientes: 
8 bifes médios; 200g de toicinho; 4 dentes de alho; 1 pitada de pimenta do reino e uma colher de sopa de massa de tomate.
Preparação: Esmague os alhos e misture bem com sal, pimenta do reino e o suco de limão. Tempere os bifes e deixe descansar por 1 hora. Corte o toicinho em tiras finas. Coloque 1 ou 2 tiras de toicinho em um bife e enrole, prendendo com um palito espetado. Ponha os bifes a fritar em gordura quente, e coloque um pouco de água, que deve ser renovada de quando em quando para não deixar a panela seca. Vá virando os bifes. Quando estiverem prontos, coloque uma colher massa de tomate ou colorau misture e deixe ferver por mais uns 5 minutos.

DICIONÁRIO
 Aperos: arreios. Preparos necessários para encilhar animal. As partes dos arreios que servem para o governo, segurança e  ornamento do cavalo.
Aperreado, adj. Emagrecido, enfraquecido, enfezado, tristonho, acovardado, abatido, fatigado.
Apertar o passo, expr. Andar mais velozmente, acelerar a marcha.