*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 13/08/2012  


ADÁGIOS
"Mais atirado que alpargata em cancha bocha””.
"Mais sofrido que joelho de freira em Semana Santa".
"Mais apertada que bombacha de fresco".


ACONTECIDO
* 11/08/1847 – Nascia em Porto Alegre a Escritora Luciana Abreu.
* 17/08/1924 – Marca o nascimento de Cilço Araújo Campos – Pioneiro do Piquete da Tradição – 1ª Ronda Crioula , nasce no Alegrete.


DICIONÁRIO
 Andar pelas caronas, expr. Andar mal, andar em dificuldades.
Andar pelo cabresto, Expr. Ser conduzido por outra pessoa.
Andolina, s. Grampo para cabelo


ACONTECE
18/08/2012 -  Jantar Fandango no Galpão do CTG Herança gaúcha animação do Grupo Os Piás de passo Fundo – RS.
Cardápio: Leitão Lich a Chapecó, frango assado, arroz, arroz à grega, maionese, pão e saladas.
Mesa 04 pessoas: R$ 120,00. 

15 a 23/09/2012 – Vem aí mais um grande evento da Cultura Gaúcha em Chapecó, será o 9º Acampamento Farrapo no AARAS DO SCOPEL com uma ótima programação. Terrenos para construção de galpões falar com Juliana pelo telefone 49-9923-0620.

A UTILIZAÇÃO DA TERRA PELOS COLONOS NO RS
Como dissemos em outra edição, a instalação destes primeiros colonos é extremamente difícil, cheia de dificuldades. Era preciso derrubar a mata, e os colonos não tinham prática para isto, não sabiam o que fazer com a madeira, como destocar o solo, como preparar a terra para o plantio. Por isso, no início, muita madeira foi desperdiçada. 
  Da propriedade que recebiam ocupavam inicialmente apenas uma parte, por causa do trabalho necessário para o uso do solo. Construíam a casa na clareira que abriam, e davam início ao cultivo. 
A ocupação de toda a extensão da propriedade era regulada pelo tamanho da família e seu crescimento. Mais filhos representavam, de um lado, mais braços para o trabalho e, de outro lado, representavam mais bocas a serem alimentadas.
Como sabemos, o solo recém derrubado é extremamente fértil, mas, com o uso intensivo, acaba se tornando cansado e improdutivo. Na medida em que novas porções eram derrubadas, era necessário deixar a terra mais cansada em descanso, em pousio. Crescia ali a capoeira para tentar recuperar o solo. Quando o colono possuía gado, este pastava ali.
Acontece, então, o avanço dentro e fora dos limites da propriedade. Vai se avançando na ocupação do interior da propriedade até chegar ao seu limite, tornando-se necessário buscar adiante novas terras.
Como se vê, tem início a necessidade de migrações dos colonos até a zona de matas. 


CULINÁRIA GAÚCHA
 MATAMBRE:
Ingredientes
1 matambre de 1 kg
Temperos (sal, alho, cebola picada)
Como fazer.
O matambre deverá ser batido no sentido das fibras. Posteriormente, aferventar com os temperos. No dia seguinte, poderá ser assado no espeto ou enrolado simples, com lingüiça, ou guisado e frito em panela de ferro, ocasião que levará por cima 2 cebolas grandes cortadas em rodelas. Acrescentar água fria se for necessário, para realizar a cocção.


GAÚCHO – Essa denominação nasceu no seio dos grupos gaudérios errantes, mestiços, Charruas, Minuanos, Guaranis, Jaros; mesclados com as chinas dos ranchos.

TRADIÇÃO GAÚCHA -  É o ato de transmitir os fatos culturais de um povo, através de suas gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de idéias, usos e costumes, conservados pelos tempos, pelas gerações. É o culto à memória dos feitos de seu povo.