*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 12/09/2012  


ADÁGIOS
* Cara amarrada como pacote de despacho.
* Esfarrapado que nem poncho de gaudério.
* Encardido como peleia de caudilho.

ACONTECIDO
* 08/09/1947 – Acesa a Primeira Chama Crioula em Porto Alegre – RS.
* 10/09/1899 – União Gaúcha – fundada em Pelotas por Simões Lopes Neto.
* 10/09/1836 – Batalha do Seival.
* 11/09/1836 – Data da Proclamação da República Rio-Grandense POR Antônio de Souza Neto no Seival solo pertencente ao município de Candiota.
* 13/09/2005 – Falecimento de Alexandre Tiezerini, tradicionalista fundador e primeiro Patrão do Primeiro CTG de Santa Catarina o CTG PORTEIRA ABERTA DE SÃO MIGUEL D’OESTE.
* 13/09/1943 – Getúlio Dorneles Vargas através do Decreto Lei nº 5.812 cria o Território do Iguaçu ocupando terras do oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Sua Capital foi Laranjeiras do Sul e teve como primeiro Governador indicado o Coronel Garcez do nascimento e o segundo Coronel Frederico Trota.

DICIONÁRIO
Carreiro, s, Cocheiro, condutor de carruagem (e não de carreta ou carro de bois). Trilho deixado pelos animais quando estes habitualmente transitam pelo mesmo lugar.
Carona, s. Peça dos arreios, constituído de uma sola ou couro, de forma retangular, geralmente composta de duas partes iguais cosidas entre si, em um dos lados, a qual é colocada por cima do baixeiro ou do xergão, e por baixo do lombilho, e cujas abas são mais compridas que as deste. Carne magra e dura.

ACONTECE 
15 a 23/09/2012 – Vem aí mais um grande evento da Cultura Gaúcha em Chapecó, será o 9º Acampamento Farrapo no AARAS DO SCOPEL com uma ótima programação Inf. 9923 0620 c/Juliana.

OS TROPEIROS E O POVOAMENTO
No século XIX, o gado dos campos rio-grandenses era vendido no sudeste do Brasil, sendo para lá conduzido pelos tropeiros vindos de São Paulo e, principalmente de laguna, no litoral catarinense.
As tropas eram conduzidas a pé, e levavam meses até chegar ao destino. Geralmente eram vendidas na feira do gado em Sorocaba – SP. Os compradores, na sua maioria, adquiriam o gado para ser consumido, ou servir como transporte na região das minas de ouro e pedras preciosas  em Minas Gerais.
 No início os tropeiros apanhavam o gado que estava solto, se dono, que vivia nos campos, na chamada Vacaria do Mar. Depois começaram organizar estâncias onde o gado era reunido e criado. Assim, muitos tropeiros tornaram-se estancieiros. 
O gado para ser comercializado era conduzido pelo litoral. Nas margens desse caminho surgiram povoados: São José do Norte, Santo Antônio da Patrulha, Capivari. Alguns desses povoados cresceram e se tornaram cidades.
No início do século XIX, com a conquista das Missões pelos portugueses, abriram-se os caminhos do planalto permitindo que o gado da região das missões e da Vacaria dos Pinhais pudesse também ser vendido em São Paulo. Surgimento das estâncias e chácaras nesse caminho deram origem a algumas cidades como: São Borja, Cruz Alta, Vacaria, Passo Fundo e Lagoa Vermelha.
Desse modo, os tropeiros com sua atividade contribuíram bastante para o povoamento do estado e para sua integração com o resto do país.

CULINÁRIA GAÚCHA
GALINHA DE VIAGEM (6 PESSOAS)
Ingredientes:
1 galinha ou frango caipira, 5 dentes de alho, pimenta, 1 colher de sopa de vinagre, farinha de mandioca e folhas de sálvia.
Preparação:
Cortar a galinha em pedaços. Fazer uma vinha d´alho com alho esmagado, sal, pimenta e as folhas de sálvia bem picadas. Temperar os pedaços de galinha e deixar curtir por 1 ou 2 horas. Fritar em banha bem quente. Quando estiver dourada e frita, vá colocando a farinha de mandioca, mexendo sempre, até conseguir uma farofa que tenha secado a gordura da panela e envolvido bem a galinha.

SHOWS DO ACAMPAMENTO FARRAPO – CHAPECÓ/ SC

Obs. Entrada Franca e todas as noites baile com o Grupo HÁBITO GAUDÉRIO

CARDÁPIO A CARGO DO RESTAURANTE CANDIEIRO VALOR DA REFEIÇÃO R$ 13,00