*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 28/08/2012  


ADÁGIOS
* Abichornado como viúvo que se deu bem em casado
* Abichornado que nem urubú em tronqueira
* Afiado como navalha de barbeiro caprichoso
  * Agarrado como carrapato em culhão de touro

ACONTECIDO
* 27/08/1840 – Revolução Farroupilha. O general Andréa oficia ao ministro da Guerra, Francisco de Paula Cavalcanti e Albuquerque, dizendo ter perdido as ilusões sobre as intenções dos revolucionários em relação à Paz do Rio Grande.
* 27/08/1881 – A Gazeta de porto Alegre começa a publicar a História da Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul, por Ramiro Barcelos.

DICIONÁRIO
 DAR CORDA, expr. Puxar conversa para induzir o interlocutor a ir contando o que sabe. Estimular alguém a que discorra sobre determinado assunto. Afrouxar o laço, com o animal preso, para que vá se afastando até onde lhe for permitido.
DADO, s. O que é usual, habitual, de uso corrente; o que foi combinado. “O dado do laço é ter, pelo menos, oito braças de comprimento”, isto é, o comprimento mínimo usado para o laço é de oito braças. “Isso não foi dado”, isto é, isso não se combinou.
CONTRAMARCA, s. É a marca aplicada em dois lugares e tem por fim indicar que o animal que a traz deixou de pertencer ao proprietário dela.


15 a 23/09/2012 – Vem aí mais um grande evento da Cultura Gaúcha em Chapecó, será o 9º Acampamento Farrapo no AARAS DO SCOPEL com uma ótima programação. Terrenos para construção de galpões falar com Juliana pelo telefone 49-9923-0620.


A REORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA DOS COLONOS GAÚCHOS
Como vimos na edição anterior, a economia agrícola da zona de matas do Rio Grande do Sul só tem condições de se desenvolver enquanto houver possibilidade de avanço da fronteira agrícola.
Mas a terra disponível não é tanta assim. De um lado, toda a zona das matas é ocupada nos moldes da colonização com imigrantes. Isto significa que é uma ocupação contínua, densa e exaustiva. De outro lado, as terras dos campos não estão disponíveis para os colonos, embora não estejam sendo exploradas tão intensamente.
Nestas condições de falta de terra disponível, de desgaste acentuado do solo, da improdutividade cada vez maior, a economia dos colonos entra em crise.
Diante desta crise, implanta-se o processo de “Modernização da Agricultura”. Como o próprio nome diz, é o fato de se abandonar os processos tradicionais de cultivo e substituí-los por processos mais modernos por processos mais modernos. São processos que se referem à escolha de certos cultivos em prejuízo de outros. São cultivos “nobres”, que têm bom preço no mercado. É necessário deixar de lado os cultivos para abastecimento interno apenas e dedicar-se àqueles que podem ser vendidos, e, principalmente, que exijam todo aquele conjunto moderno de elementos materiais necessários à produção.
É necessário modificar certos costumes no trato à terra, tais como, melhorar o solo que, por seu uso constante, se desgasta cada dia mais. Torna-se importante usar adubos químicos, corretivos, venenos. É necessário uso de sementes selecionadas.
Tudo isso faz com que o colono precise de dinheiro para sustentar toda a assistência técnica.
Passa a ser necessário empréstimos agrícolas, mais terras, e, para cuidar de maiores extensões de terra, é necessário máquina.
Alguns colonos passam a não ter mais condições de manter a sua propriedade, e vendem-na ao vizinho que está “progredindo”. E estes que vão sobrando migram para a cidade, à procura de trabalho.

CULINÁRIA GAÚCHA
 CANJA DE GALINHA ( 6 PESSOAS)
Ingredientes:
- 1 galinha ou frango (alguns usam somente a carcaça, as asas e o pescoço).
- 1 cebola; 1 xicara de arroz; 3 batatas inglesas; 2 cenouras médias; 1 gema de ovo; tempero verde e1/2 copo de leite.

Preparação: 
Corte a galinha em pedaços e, depois de salgados e temperados com alho e pimenta do reino, deverão ser refogados. Coloque a ferver 1½ litros de água. Quando a galinha estiver frita, colocar na panela a ferver, juntamente com a cebola picada miúda, as cenouras cortadas em rodelas finas e as batatas em pedaços médios. Juntar o arroz e deixar ferver por mais 40 minutos, corrigindo o sal. Em meio copo de leite, desmanche a gema do ovo colocando uma colher de café de vinagre. Apague o fogo e misture o leite com a gema, mexendo bem. Tampe a panela e deixe “parar” por 5 minutos.


VOTO CONSCIENTE EM OUTUBRO
Nas eleições que se avizinham, é o eleitor que dará a palavra final acerca de quem ocupará as milhares de vagas em disputa para prefeito e vereador. Dessa escolha resultará, em última análise, a qualidade das políticas públicas que serão implementadas no município, seja por quem dirigirá o poder Executivo local, seja pelos responsáveis de fiscalizá-lo e de elaborar as leis.
VOTE CONSCIENTE, NÃO VENDA SEU VOTO. CONSCIÊNCIA NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA COM BONS PROJETOS.