*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 09/10/2012  



ADÁGIOS
Abichornado que nem urubú em tronqueira
Afiado como navalha de barbeiro caprichoso
Agarrado como carrapato em culhão de touro

ACONTECIDO
04/10/2009 – Calou-se a voz dos sem voz – Mercedes Soza.
05/10/1998 – Falecia em Santa Maria do cantor e compositor Noel Guarany.
08/10/1835 – Ver. Farroupilha – Piratini é ocupado pelos farroupilhas.
08/10/2004 – Falecimento do cantor e compositor Edson Otto aos 67 anos, em Porto Alegre.
0/10/2011 – Falecimento em Posadas de Chaloy Jará – Argentino grande mestre do bandonion.
13/10/2005 – Falecimento de Luis Menezes aos 83 anos, poeta, escritor, compositor e violonista. Faleceu em Porto Alegre e está enterrado no Quarai – RS.

DICIONÁRIO
Cambão, s. Pedaço de pau furado nas duas extremidades, utilizado para unir duas ou mais juntas de bois umas às outras, de modo que possam puxar ao mesmo tempo.
Cambona,s. Chaleira rústica, constituída de uma lata com uma alça de arame, usada principalmente pelos carreteiros e tropeiros.
Camoatim, s. Vespa social da família dos vespídeos que fabrica um mel nuito apreciado.

ACONTECE 
* 13 e 14/10/2012 – Rodeio Crioulo e Artístico no Galpão do CTG Cultivando a Tradição de Quilombo – SC.
* 12 a 14/10/2012 – Festival Seara da canção em Carazinho – RS.

Noel Borges do Canto Fabrício Guarany
Eu não sou cantor mitológico, eu existo. Eu vivo pelas pulperías1. Eu não canto no Maracanãzinho por 50 milhões de dólares. Me sobre o puchero2, e por ai vou andando — com minhas opiniões, claro! Eu não tenho compromisso com doutores, MTGs, governadores, deputados... Eu estou descrevendo uma realidade nua e crua. Claro que vai doer em alguém, mas vai servir de alento para muitas almas sofredoras que como eu andam por aí vendo essas barbaridades. Eu não quero ser artista, nem coisa nenhuma.
1941-Nascido no dia 26 de dezembro, na cidade de Bossoroca-RS.
Descendente de italianos e índios guaranis, criado em Garruchos e são Luíz Gonzaga-RS.
1945/47-Autodidata, aprende por seus próprios meios o idioma guarani e tocar e cantar, assim como compor. Aos 16 anos adota o violão como forma de expressão de sua sensibilidade musical aguçada.
1998- Nos últimos cinco anos, teve poucos momentos de lucidez, faleceu no dia 06 de outubro, na Casa de Saúde de Santa Maria-RS, sendo enterrado em Bossoroca, sua terra natal.
Noel Guarany deixou sem sombra de dúvidas um dos maiores legados à música do Rio Grande do Sul.


CULINÁRIA GAÚCHA
 PASTÉIS DE BAGO DE TOURO

Ingredientes:
- 02 Kg de bago de touro; 03 cebolas;06 dentes de alho; folhas de manjerona;01 xícara de azeitonas sem caroço; 01 molho de tempero verde; 04 ovos cozidos e massa de pastel ou pastelina.
Preparação:
Cozinhar os bagos em água com sal. Retirar as peles e cortar em guisado miúdo. Picar bem as cebolas, o alho, os tomates, os ovos cozidos e o tempero verde. Fritar em banha de porco as cebolas, o alho e os tomates. Quando estiverem fritos, juntar o guisado dos bagos, mexendo de vez em quando. Ao chegarem “ao ponto”, coloque o tempero verde e os ovos cozidos picados, misture bem e abafe por cinco minutos. Para montar o pastel, use massa caseira. Ponha uma colher de sopa de guisado em cada pastel e junte um pouquinho de azeitona. Para saber quando a banha está no ponto, coloque um palito de fósforo na frigideira. Quando este acender, a gordura está no ponto. Para não queimar, ponta uma rolha dentro da banha. Não faça o pastel grande. O tamanho ideal é exatamente o da pastelina.

PARABÉNS A VOCÊ QUE EXERCEU SUA CIDADANIA ESCOLHENDO SEUS CANDIDATOS(AS) PELOS PROJETOS E NÃO POR ALGUNS TROCADOS.