*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 22/10/2012  

ADÁGIOS
* Cavalo de borracho sabe onde a  árvore da sombra.
* Pata de galinha nunca matou pinto.
* Quem faz o cavalo é o dono.

ACONTECIDO
* 19/10/2005 – Falecia em Porto Alegre, aos 73 anos Henrique Dias de Freitas Lima, idealizador da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, junto com Colmar pereira Duarte.
* 20/10/1927 – Nascimento de João Machado Vieira – Pioneiro do Piquete da Tradição – 1ª Ronda Crioula – Nasceu em Porto Alegre.
* 14/10/1903 – Falecimento de Júlio Prates de Castilhos – político, Governador do Rio Grande do Sul, morreu em porto Alegre.

DICIONÁRIO
CARREIRO,s. Cocheiro, condutor de carruagem (e não de carreta ou carro de bois). Também, trilho deixado pelos animais quando estes habitualmente transitam pelo mesmo lugar: o carreiro da paca, o carreiro da formiga....com cobertura de zinco, em geral bem pintada, puxada por uma só junta de bois, utilizada na campanha para o transporte de
CARRETÃO,s. Carreta curta, pequena, puxada por uma junta de bois, usada no serviço doméstico das estâncias.
CARRETILHA,s. Carreta pequena, com cobertura de zinco, em geral bem pintada, puxada por uma só junta de bois, utilizada na campanha para o transporte de famílias.

ACONTECE
17/11/2012 – CTG Herança Gaúcha Jantar Baile.
Cardápio: Leitão light, frango assado e acompanhamentos.
Mesa: R$110,00 ou R$ 27,50 por pessoa.
Animação: Tchê Balanço.
Início 20:30
Mesas com Vanessa pelo telefone 9972 3118.

FRANCISCO CASTILHOS
Francisco Romeu de Castilhos, mais conhecido como Chico Castilhos. É natural de São Francisco de Paula.
É um dos fundadores do grupo Os Mirins, juntamente com o seu amigo Albino Manique.
Desde os 13 anos de idade, ele e Manique apresentavam-se em programas de rádio. Francisco tocava violão e cantava e o Albino acompanhava tocando pandeiro. Eram conhecidos nos programas como "Dupla Mirim".
Tempos depois a dupla forma o conjunto Os Mirins, que entrou para a história da música gaúcha. Os dois acabaram lançando um estilo de dupla diferente do comum. Porque na época o modismo era uma dupla de dois gaiteiros. E eles formavam uma dupla em que Chico tocava violão e Albino Manique tocava cordeona, tornando-se assim diferentes dos outros grupos da época.
Chico foi um dos primeiros músicos a tocar contra-baixo em um baile gaúcho. Um fato inovador para época, já que era muito usado dois violões, uma para base e outro para ponteios e solos.
Conhecido pela sua voz inconfundível, consagrou-se por cantar as músicas Vaneirinha da Saudade, Vaneirinha do Adeus, Vaneirinha do Amor, Guri, Tempos de Guri e muitas outras. Essas três primeiras são as músicas que mais parecem se identificar com ele.
Em 2003, morre devido a um câncer no intestino, deixando muitos fãs e admiradores. Até o grupo parou por um tempo devido a sua morte.
Chico foi um dos que mais tempo permaneceram no grupo. Gravou um cd solo, com participações de amigos. E vários CDs com o grupo Os Mirins.

CULINÁRIA GAÚCHA
  Para quem gosta do delicioso  churrasco gaúcho, segue modo de preparo:
Ingredientes para fazer a receita:
1 peça de carne (costela, picanha, maminha ou fraldinha) de cerca de 2 kg;
Sal grosso à vontade;
Fogo de lenha ou carvão.
Coloque a carne no espeto, jogando bastante sal grosso por cima, pois ele vai ser absorvido pouco a pouco, acentuando o sabor da carne durante o cozimento.
Leve a carne ao braseiro.