*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 21/03/2013  


ADÁGIOS
 * Mais nervoso que gato em dia de faxina.
* Mais difícil que nadar de poncho.
* Mais comprido que xingada de gago.

ACONTECIDO
21/03/1949 – Nascimento de César Passarinho, músico, cantor nasce em Uruguaiana – RS.
23/03/1904 – Falecimento de Apolinário José Gomes Porto Alegre, escritor.
23/03/1986 – Falecimento de Josué Marques Guimarães, escritor, morre em Porto Alegre – RS.
23/03/1918 – Nascimento de Alexandre Tiezzerini no interior de Passo Fundo – RS – Fundador e Patrão do 1º CTG de Santa Catarina, CTG Porteira Aberta de São Miguel D’Oeste.

DICIONÁRIO 
Cincha, s. Peça dos arreios que serve para firmar o lombilho ou o serigote sobre o lombo do animal.
Cinchador, s. Peça de ferro ou couro presa à argola do travessão da cincha, ao lado direito do animal, que serve para nela apresilhar-se o laço. 
Cobra  mandada, s. Coisa feita com premiditação, de forma velhaca.

ACONTECE
22 a 24/03/2013 Rodeio Crioulo Interestadual em Concórdia SC Mangueira Ernesto Secchi – bairro Fragosos com a presença de César Oliveira e Rogério Melo.
05 a 07/04/2013 – Rodeio Crioulo e Artístico Interestadual CTG Juca Ruivo em maravilha – SC e 1ª Etapa do Festival regional da Cultura Gaúcha.

 ALEXANDRE TIEZERINI 23/03/1918 + 13/09/2005
Natural de Passo Fundo (RS) foi casado com Francisca Flores e tiveram oito filhos, Alexandre Tiezerini chegou em Chapecó em 1946, contratado para fundar o primeiro jornal do Oeste, "O Imparcial", que durou 11 anos. Em 1948, ingressou na polícia e em 56 assumiu como delegado em São Miguel do Oeste. Quando da instalação da delegacia regional passou à função de escrivão, na qual se aposentou em 1978. Foi tipógrafo, vendedor de jornais e ator de teatro amador e circo. Tiezerini foi patrão de honra do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de Santa Catarina e foi patrão por 11 anos do CTG Porteira Aberta. Dava palestras em todo o Estado sobre tradicionalismo e também sobre combate às drogas.
Era um dos mais entendidos em cultura gaúcha do Estado, Tiezerini só não se dava bem com os modernismos introduzidos no tradicionalismo. Não admitia em hipótese alguma gaúcho de brinquinho ou rabo-de-cavalo. Certa ocasião apareceu durante o programa uma dupla de cantores e músicos do Rio Grande do Sul, querendo se apresentar. Diziam-se famosos e conceituados em CTGs. Um deles ostentava uma vistosa cabeleira amarrada em forma de rabo de cavalo. O outro, um reluzente brinquinho. Fim da história: não passaram nem perto do microfone. Foram dispensados sem nenhum rodeio. 
Ao longo destes 45 anos, Alexandre sempre teve seus partners, que dividem com ele a apresentação do programa. Há mais de 20 anos, o empresário do ramo gráfico João Maria Brisola divide o microfone com Alexandre, anunciando as atrações e lendo a mensagem dos patrocinadores. 
O programa, na verdade, é mais antigo que a própria rádio. Começou em maio de 1958, como um programa de auditório, criado por Alexandre e pelo barbeiro Hipólito Ribeiro, o primeiro gaiteiro oficial. 

 CULINÁRIA GAÚCHA
 Churrasco
Um bom pedaço de carne bovina, que pode ser costela, picanha ou etc .Sal grosso a  vontade. Um ou vários espetos (conforme a fome ou os trocos do vivente). Fogo de lenha, de gás, carvão. Paciência, por que até ficar pronto, o índio é capaz de morder os beiços. 
Acompanha um bom vinho branco seco feito de uva e tirado por você mesmo da pipa do porão do agricultor.