*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 05/03/2013  


ADÁGIOS
* Mais perdido que cupim em metalúrgica.
* Mais desengonçado que galope de vaca.
* Mais constrangido que padre em puteiro

ACONTECIDO
* 01/03/1870 – Marca o final do genocídio americano chamado de Guerra do Paraguai.
* 01/03/1931 – Nascimento do Mestre do Bandonion em Posadas – Argentina Sr. Chaloy Jará.
* 03/03/1927 – Nascimento de Vitor Matheus Teixeira o Teixeirinha, cantor, compositor, nasce em Rolante – RS.
* 07/03/2010 – Falecimento de Jader Moreci Teixeira (Leonardo) no hospital de Viamão por complicações renais aos 71 anos.
* 09/03/1865 – Nascia João Simões de Lopes Neto – Autor de Contos Gauchescos e Lendas do Sul e Casos do Romualdo.

DICIONÁRIO
 CINCERRO, s. Campainha que se pendura ao pescoço da égua-madrinha, a cujo som os outros animais se habituam, mantendo-se sempre reunidos.
CILHA, s. Tira de couro ou de pano com que se aperta a sela por baixo do ventre do animal.
CIDRÓ, s. Planta medicinal empregada no tratamento do estomago, dos intestinos e como calmante dos nervos.

ACONTECE
* 09 e 10/03/2013 – Rodeio Crioulo CTG Seara e Pampa – Seara – SC.
* 16 e 17/03/2013 – Rodeio Crioulo CTG Galpão da Amizade de Saudades – SC.

BARBOSA LESSA
 Luiz Carlos Barbosa Lessa nasce no Piratini, em  13 de dezembro de 1929 — Camaquã, 11 de março de 2002) foi um folclorista, escritor, músico, advogado e historiador brasileiro.
Escreveu cerca de 61 obras, entre contos, músicas e romances. Participou intensivamente do processo de construção do Movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo. Em 1948, ele com 19 anos de idade junto com um grupo de colegas do ensino secundário criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da História, definindo as características do que hoje é considerado o tipo "Gaúcho".
Dentre suas obras mais conhecidas destacam-se Rodeio dos ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, e Os guaxos, pelo qual recebeu prêmio em 1959 da Academia Brasileira de Letras.
Ao mesmo tempo em que se dedicava à implantação do tradicionalismo, Lessa passou a pesquisar a música regional. Em 1957, criou a popular toada Negrinho do Pastoreio, canção é baseada na lenda do jovem escravo que, ao perder a tropilha de cavalos do patrão, é agrilhoado a um formigueiro para ser devorado pelos insetos. A canção de Barbosa Lessa foi cantada por dezenas de intérpretes, entre eles Inezita Barroso, Leopoldo Rassier e a dupla Kleiton & Kledir.


CULINÁRIA GAÚCHA
 BIFES ENROLADO COM TOICINHO 04 PESSOAS
Ingredientes: 08 bifes médios; 200gr de toicinho; 04 dentes de alho; uma pitada de pimenta do reino e o1 colher de sopa de massa de tomates e limão.
Preparação: Esmague os alhos e misture bem com o sal, pimenta e o suco de limão. Tempere os bifes e deixe descansar por uma hora. Corte o toicinho em tiras finas. Coloque uma ou duas tiras de toicinho em um bife e enrole, prendendo com um palito espetado. Ponha os bifes a fritar em gordura quente, e coloque um pouco de água, que deve ser renovada de quando em quando para não deixar a panela seca. Vá virando os bifes. Quando estiverem prontos, coloque uma colher de massa de tomate diluída em um copo de água, misture e deixe ferver por mais cinco minutos.