*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 20/02/2013  

ADÁGIOS
 * Atirado como rebenque velho.
* Aumentar como barriga de prenha.
* Babava como boi com aftosa.

ACONTECIDO
* 11/02/1801 – Nascia Antônio de Souza Neto – general, líder da Revolução Farroupilha – e Proclamador da república Rio-Grandense no dia 11/09/1836, nasce em Rio Grande.
* 14/02/1839 – Caçapava do Sul torna-se Capital da república Rio-Grandense.
15/02/1933 – Nascimento de Adelar Bertussi em São Jorge da Mulada, Criúva, então Distrito de São Francisco de Paula – RS.
20/02/1923 – Mascia Honeyde Bertussi – em São Jorge da Mulada, Criúva, então Distrito de São Francisco de Paula – RS.
22/02/1959 – Nascimento de Aureliano de Figueiredo Pinto – escritor, poeta, morre em Santiago – RS.
* 27/02/1843 – Duelo entre Bento Gonçalves da Silva e Onofre Pires.
* 28/02/1845 – Tratado de Ponche Verde – fim da Guerra dos Farrapos.

DICIONÁRIO
 BREQUE,s. Carro de quatro rodas, para passageiros, puxado por cavalos. Dá-lhe o nome o freio de alavanca de que é dotado, situado na boléia, ao lado do condutor.
BOQUEIRÃO, s. Saída larga para um campo, depois de um desfiladeiro, de uma estrada estreita, de um lugar apertado.
BOCHINCHO, s. Baile de plebe, arrasta pé, espécie de batuque, divertimento chinfrim, próprio de gentalha. Desordem, briga. Anarquia, desleixo, má direção dada a qualquer empreendimento, por inaptidão ou por desleixo.

ACONTECE
* 22 e 23/02/2013 – Festival 5º Levante da Canção em Capão do Leão (RS).
* 22 a 24/02/2013 – 41º Rodeio Nacional – CTG – Sinuelo das Coxilhas de Espumoso – RS.
* 23 e 24/02/2013 – Rodeio Nacional – CTG – Chama Crioula em Santiago do Sul – SC.
* 23 e 24/02/2013 – Rodeio Crioulo CTG Porteira do Oeste em Palmitos – SC.
* 24/02/2013 – COSTELÃO e Domingueira no Galpão do CTG Coxilha do Quero-Quero – Chapecó –SC. Ingressos R$20,00 com Krombauer Telefone 9126-1177.
* Vem aí o 2º Rodeio Estadual de Campeões e Jogos Tradicionalistas do MTG – SC e o XX FECART do MTG – SC na EFAPI DE 01 A 03 DE MARÇO em CHAPECÓ – SC.

JOSÉ MENDES
Cantor. Compositor. Nasceu na localidade de Machadinho, no município gaúcho de Lagoa Vermelha. Com a separação dos pais, mudou-se para a cidade de Santa Terezinha, no distrito de Esmeralda, em 1944, passando a residir com pais adotivos. Viveu em Santa Terezinha durante 14 anos, período no qual trabalhou como peão de estância e começou a fazer suas primeiras serenatas. Começou a se interessar pela música aos 14 anos, formando pouco depois, com um amigo, uma dupla amadora chamada "Os Irmãos Teixeira". Em 1958, foi prestar o serviço militar e mudou então para a cidade de Vacaria, onde se fixaria depois do serviço militar, decidindo, então, seguir a carreira artística.
Iniciou a carreira artística em 1960, quando se mudou para a cidade de Júlio de Castilhos, onde formou o trio Os Seresteiros do Pampa. Em 1962, depois de excursionar pelo nordeste do Rio Grande do Sul e por algumas cidades de Santa Catarina, decidiu que era hora de gravar um disco, ou abandonar a carreira. Pediu dinheiro emprestado ao fazendeiro Irineu Nery da Luz, que lhe cedeu a quantia de 20 mil cruzeiros, para viajar até São Paulo. Na capital paulista, dormiu vários dias em bancos da rodoviária, alimentando-se de pão e banana.
Gravou vários discos com letras na sua maioria dele. Roubei a Fazendeira; Porteira do Rio Grande; Sou Rio Grande; em 1967 gravou O Para Pedro que o consagrou a nível nacional de internacional vendendo mais de 600 mil cópias, e se tornou o disco mais vendido do ano.
Faleceu em 1974, no auge do sucesso, quando a camionete Veraneio na qual viajava com mais três pessoas, voltando do show em um circo na cidade de Pelotas colidiu de frente com um ônibus na altura de Porto Novo na rodovia Rio Grande-Pelotas.

CULINÁRIA GAÚCHA
CHURRASCO
* 01 peça de carne (costela, picanha, maminha ou fraldinha) de cerca de 2 kg
Sal grosso a gosto.
Modo de Fazer:
Coloque a carne no espeto, jogando bastante sal grosso por cima, pois ele vai ser absorvido pouco a pouco, acentuando o sabor da carne durante o cozimento.
Leve a carne ao braseiro. O ideal é que a carne fique a cerca de 30 cm a 40 cm da brasa – distância suficiente para receber o calor sem tostar, ficando cozida por dentro e mais macia. (Se for uma peça de costela, a distância deve ser de 80 cm; a peça pode levar até 4 horas para ficar pronta.) O processo exige paciência, mas o resultado compensa.
Quando a carne estiver no ponto de sua preferência, tire o espeto da brasa, coloque-o sobre uma tábua e, antes de fatiar, dê pancadinhas na carne com a faca para tirar o excesso de sal. Rendimento: 06 pessoas