*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 19/07/2013  

ADÁGIOS
 Mais faceiro que pinto em taipa de açude.
* Mais perdido que sapo em cancha de bocha.
* Afiado como navalha de barbeiro caprichoso.
* Agarrado como carrapato em culhão de touro.

ACONTECIDO
* 18/07/1847 – Falecia em Guaíba – RS, Bento Gonçalves da Silva General, líder da Revolução Farroupilha (20/09/1835 à 11/09/1836) e da Guerra dos Farrapos (11/09/1836 à 28/02/1845).

* 20/07/1961 É aprovada em Taquara – RS a Carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de autoria de Glaucus Saraiva.

AGENDA TRADICIONALISTA
* 18 a 21 - Julho 12º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART) e os 6º Jogos tradicionalista da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) na cidade de Jataí estado de Goiás, na delegação catarinense mais de 130 pessoas e a presença de vários peões e prendas de Chapecó 12ª RT. Serão três dias de concursos em várias modalidades artísticas e esportivas.


GAÚCHO – II
COMO SE CONSTRÓI UMA IDENTIDADE E COMO SE LUTA POR ELA.
O gaúcho rio-grandense tem assistido sua identidade ser continuamente desconstruída ao longo de décadas e sendo substituída despacito pela brasileira, cultura advinda de outra cultura – alienígena por assim dizer, como qualquer cultura que seja diferente de outra, ainda que vivam sob mesma jurisdição. “Quietinho”, gaúcho seria , então, “viado” – jeito chulo e vulgar para representar covardia.
Outro ataque nacionalmente conhecido é o de tratar o gaúcho como “arrogante”, “prepotente”, “petulante”, “racista”, “nazista” e “preconceituoso”. O famoso bordão “os gaúchos se acham os melhores” sempre aparece quando um gaúcho expressa o seu patriotismo pelo Estado, seu orgulho pela sua história e seu amor por sua terra e suas tradições. Como o brasileiro, na sua generalidade não tem isso pelo Brasil, acaba por tentar fulminar – seja por inveja, seja por raiva ou preconceito – o que o gaúcho possui. Interessante destacar que normalmente, pessoas de outros Estados e outras culturas têm o mesmo sentimento por seus estados e seu povo, tanto é que fazem questão de ressaltar quando vão conversar com um gaúcho, apenas não aceitam que o gaúcho tenha o mesmo, incompreensivelmente.
Por último, não menos cruel, temos a centralização midiática de uma cultura sobre todas as outras existentes no Brasil, qual seja: a carioca. E isso é por causa da Rede Globo de televisão. Neste ponto não é necessário maiores explicações. O restante só aparece se ocorre um grande desastre natural ou uma tragédia criminal ou qualquer outra coisa que possa dar ibope.
Infelizmente, isso tem causado nos gaúchos um distanciamento de si mesmo que somente prejudica. Estamos aprendendo o “jeitinho” tão estúpido quanto dar um tiro no próprio pé. Estamos virando massa de manobra e aquele povo varonil que outrora se indignava e lutava para ter algo melhor está passando a falar “não adianta nada” “é tudo igual”, “é assim mesmo”, etc.
O gaúcho está preferindo beber, sorrir e pular carnaval ao invés de lutar; está preferindo ser dirigido do que dirigir; está amansado, e isso é culpa da “brasilidade” tão amansado quanto o gado que o gaúcho sempre dominou.

DICIONÁRIO
* ABAGUALADO, Adj. Semelhante a bagual, arrisco, sestroso, espantadiço. Indivíduo grosseiro, inculto, rústico, amatutado, selvagem.
* ABICHORNADO, Adj. Aborrecido, triste, desanimado, vexado, envergonhado, acovardado, magoado.
* AÇOITEIRA, s. Parte do relho ou rebenque, constituída de tira ou trás de couro, trançadas ou justapostas, com a qual se castiga o animal de montaria ou de tração.


CULIÁRIA CAMPEIRA
PORCO À PAMPEANA REGADO COM VINHO

Ingredientes: 01 porco de 20 Kg desossado, 01 lata de: milho verde; ervilha; palmito; 01 pacote de mostarda; 300 gr. de queijo mussarela; tempero verde a gosto; pimenta a gosto; 01 lt. De vinho branco ou tinto e 04 kg de mandioca com bacon. 
Modo de preparar: Temperar a carne e deixar e deixar 08 horas em repouso. Colocar o recheio, enrolar bem em papel laminado, não seja pão duro, coloque no forno e deixe por umas 3 horas, retire o laminado e leve de novo ao forno por mais uns 20 minutos e para pururucar esquente bem um azeite e largue sobre o porco.

Obs. Se puder me convide!