*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 12/07/2013  

ADÁGIOS
* Mais triste do que último dia de rodeio.
* Mais quieto que guri mijado em porta de rancho.
* Mais curto que coice de porco.

ACONTECIDO 
* 08/07/1999 Falecia em Porto Alegre – RS o pajador Jaime Caetano Braun.
* 12 de julho 1927 Nascia João Carlos Paixão Cortes – Fundador do MTG.

AGENDA TRADICIONALISTA
* 13 de julho baile do candieiro no Galpão do CTG Coxilha do Quero Quero de Chaecó1, show com Elton Saldanha, apresentação folclórica do Grupo Changueadores, baile com o Grupo Invernada Campeira.
Mesa para 04 pessoas com direito ao jantar R$ 160,00.
Reservas 49 9925 3004.

Obs. Encaminhe a data do seu evento pra nós divulgarmos.
contato@radiopampeana.com.br


LIBERDADE – IGUALDADE – FRATERNIDADE.
   GAÚCHO!
* O gaúcho não é um tipo étnico racial, fruto do cruzamento eventual de portugueses, espanhóis com índios do Sul. Houve gaúchos autênticos que foram portugueses, espanhóis, outros ainda índios puros. Alguns foram negros.
O que definia e caracterizava o gaúcho no passado como ainda hoje era a sua atividade, o seu modo de viver, sua economia, seus usos e costumes, sua cultura, enfim.

* O gaúcho autêntico – não importa onde tenha nascido – é um bom anfitrião, que trata seu hóspede com toda a regalia; é simples de modos, mas reto de caráter, é humilde em ambições, mas exagerado em idéias e paixões; é um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a proclamar a igualdade, é um batalhador, não desiste nunca; é um rebelde, que nunca aceita ser dominado; é um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil. 

DICIONÁRIO
* Abichornado: adj. Aborrecido, triste, desanimado.
* Abrir cancha: Abrir espaço para alguém passar.
* A cabresto: Conduzido pelo cabresto; submetido.

CULINÁRIA CAMPEIRA
ARROZ DE CARRETEIRO

* Ingredientes: 01 kg de charque; ½ kg de arroz; 01 cebola e 03 dentes de alho.
* Preparação: Aferventar o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro basta deixar 05 horas de molho. Picar o charque me guisado médio e colocar na panela de preferência de ferro para fritar. Se o charque for gordo colocar menos gordura. Esmagar o alho e picar juntamente com a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, colocar a cebola e o alho picados para fritarem. Juntar o arroz e deixá-lo fritando um pouco. Colocar água fervendo até dois dedos acima do arroz. Provar o sal e cozinhar em fogo baixo.