*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 22/11/2012  


ADÁGIOS
* Babava como boi com aftosa
* Baixo como barriga de sapo
*Baixo como tamborete de china

ACONTECIDO
* 18/11/1837 – Era criada a Brigada Militar na República Rio-grandense.
* 19/11/1863 – Nascia em Caçapava do Sul Antônio Augusto Borges de Medeiros – Presidente do RS.
* 18/11/1930 – Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

DICIONÁRIO
APORREADO, s. e adj. Cavalo mal domado, indomável, que não deixa amansar. Aplica-se, também, p. ext., ao homem rebelde.
APESSOADO, adj. Diz-se da pessoa de boa presença, de boa aparência, de boa estatura, vestida com elegância.
AQUERENCIAR-SE, v. Acostumar-se o animal a determinado lugar que não o de sua moradia habitual. Ambientar-se. Aplica-se também às pessoas.

ACONTECE
* 24 e 25/11/2012 – Rodeio Crioulo em Pinhalzinho – Promovido pelo CTG Porteira do Pinhal. 
* 24 e 25 - Rodeio Crioulo Telvino Trevisol em São José do Cedro.
* 01 e 02 – Rodeio Crioulo CTG Herança Nativa – Iraceminha

14/12 – Sexta-Feira Jantar Dançante no Galpão do CTG Sangue de Farrapos de Chapecó – SC.
Cardápio: Churrasco no espeto, assado ao forno, galeto, arroz, brando, saladas diversas.

A APROPRIAÇÃO DA TERRA NO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO
“já passei por três estâncias pertencentes ao Marechal Chagas, e entre chácaras e estâncias possui ele oito na Província das Missões, calculando-se em 24 léguas (equivalente a 3 000 braças ou 6 600 metros) a extensão do terreno que podem ocupar. Todas essas terras foram compradas, porém, a preços baixos e, acredita-se na voz do povo, foi o medo que por mais de uma vez obrigou os proprietários a vendê-las. Admitindo-se mesmo não havendo a coação, é preciso reconhecer-se ser escandaloso em Comandante de província tornar-se durante o governo, possuidor de tamanha extensão de terrenos enquanto deixava seus subordinados em completo abandono.
  “Escandaloso que o mais abastado proprietário da província porque se fosse Comandante, não tivesse fornecido sequer uma vaca para a alimentação das tropas, enquanto sugava dos pobres todo o produto de suas terras. Escandaloso ainda seus empregados não contribuírem para o serviço militar, enquanto pais de família, trabalhadores, eram arrancados anos inteiros do convívio de seus lares, da cultura de suas terras e criação de seu gado.
“Em governo algum devia ser permitido ao administrador tornar-se proprietário na região sob sua jurisdição, mas, sobretudo se tratando de um jovem militar essa medida devia ser esperada” (Auguste de Saint Hilaire).

CULINÁRIA GAÚCHA
 ARROZ CARREGADO (05 PESSOAS)
Ingredientes: ¼kg charque; ¼ kg lingüiça; ¼ kg de paleta; ¾ arroz; 05 folhas de couve; 03 cenouras médias; 03 batatas inglesas; 02 cebolas; 04 dentes de alho; 01 pimenta verde;01 folha de louro e tempero verde.

Como fazer: Aferventar o charque para tirar o excesso de sal. Picar miúdo o charque, a carne da paleta e a lingüiça. Fritar tudo junto, e quando estiver pronto, juntar a cebola, o alho, a pimenta e a folha de louro, tudo bem picados. Cortar a cenoura em rodelas finas, a batata em pedaços pequenos e a couve em tiras bem estreitas. Quando os temperos estiverem prontos, juntar o arroz e deixar fritar por cinco minutos. Colocar água fervendo até dois dedos e meio acima dos ingredientes e juntar a cenoura, a batata e a couve, misturando bem. Deixar cozinhar por cinco minutos em fogo brando e corrigir o sal, colocando o tempero verde picado.