*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 05/12/2012  


ADÁGIOS
* Mai quebrado que arroz de quinta.
* Mais atrasado que gago que reza terço.
* Se faz de porco vesgo pra comer em dói cochos.

ACONTECIDO
* 01/12/1980 – Decreto-Lei 7418 Institui o quero-quero (Belonopterus Cayennensis) ave-símbolo do RS.
* 04/12/1982 – Falecia em Porto Alegre LeoveGILDO José de FREITAS cantor e trovador.
* 04/12/1985 – Falecia Vitor Mateus Teixeira o TEIXEIRINHA, cantor e compositor em Porto Alegre.

DICIONÁRIO

BARBELA, s. Corrente que liga as cambas do freio, rodeando a queixada do cavalo na parte inferior.
BARBAQUÁ, s. Tipo de forno utilizado para a secagem da erva-mate. O fogo é feito em um buraco que é ligado por condutores de calor ao carijó ou tatu, de forma que a erva recebe o calor indiretamente.
BARRACA, s. Casa de comércio que negocia principalmente com couros, pelegos, cabelo, lã, e outros produtos da industria pastoril.

ACONTECE
* 14/12 – Sexta-Feira Jantar Dançante no Galpão do CTG Sangue de Farrapos de Chapecó – SC.
Cardápio: Churrasco no espeto, assado ao forno, galeto, arroz, brando, saladas diversas.
 R$ 15,00.
* 08 e 09/12/2012 – CTG Amigos da Querência de São Carlos – SC promover o seu Rodeio Crioulo.
* 08 e 09/12/2012 – Rodeio Crioulo promovido pelo CTG Sem fronteira de Riqueza – SC.

A APROPRIAÇÃO DA TERRA NO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO
A LEI DAS SESMARIAS (13 068ha)
O único modo de se conseguir terras naquela época era através da obtenção de “sesmarias” doadas pela Coroa portuguesa que era, então, a dona exclusiva das terras brasileiras. Contudo poucas pessoas tinham condições de receber essas terras, pois, para isso, era necessário ser ligado à administração colonial, que no Sul era composta por oficiais superiores e subalternos, aventureiros e comerciantes bem sucedidos, ou seja, os homens de posse (Maestri Filho:47).
Esses homens de posse eram poderosos como o Marechal Chagas e por isso conseguiam apropriar-se de imensas extensões de terra. Era comum um desses homens
Tirar uma sesmaria em seu nome, outra em nome do filho mais velho, outra em nome do filho ou do bebê que ainda estava no berço, de modo que algumas famílias chegaram a possuir quatro sesmarias ou mais.
Outra forma de crescimento da propriedade era a compra da terra dos pequenos proprietários pelos grandes, muitas vezes a preço vil e sob ameaça. 
As pessoas pobres, sem conhecidos no governo e na administração, só restava a ocupação de pequena faixa de campo nas zonas distantes dos núcleos urbanos e comerciais. Porém, cedo ou tarde o grande fazendeiro chegava até lá e lhe disputava essa “posse” com papéis (títulos de sesmarias) que havia conseguido do governo colonial.
Assim, às vezes, a um pobre livre não restava outro meio de sobrevivência senão trabalhar de agregado para um grande estancieiro ou tornar-se vagabundo. Por isso, era muito comum, já naquele tempo, haver famílias pobres, andando de lugar em lugar, procurando um proprietário que as quisessem agregar por algum tempo. (Maestri Filho:48).

CULINÁRIA GAÚCHA

  COSTELA DE OVELHA COM  TRIGO
Ingredientes: 01 costilhar de ovelha adulta de uns 03 kg, 02 cebolas, 04 dentes de alho, ¼ de pimentão, 02 folhas de louro, 01 kg de farinha de trigo.
Como fazer:  Cortar a costela em ripas e  parti-las em pedaços médios, temperando-a com sal e o alho. Colocá-la a fritar, preferencialmente em panela de ferro. Quando estiver no ponto, juntar as cebolas bem picadas, assim como o pimentão, a pimenta verde e as folhas de louro. Depois de tudo bem frito, ponha a farinha de trigo que deve ficar de molho por 3 horas, e acrescente a água fervendo, até 2 dedos e ½ acima dos ingredientes. Corrija o sal e cozinhe em fogo brando.