*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 19/12/2012  

ADÁGIOS
 * Cara amarrada como pacote de despacho.
* Causar alvoroço que nem matar mosquito em convento.
* Cobiçada como anca de viúva nova e bonita.

ACONTECIDO
* 08/12/1980 – Decreto-Lei 7439 institui a Erva-Mate (ilexparaguaiensis) como árvore símbolo do RS.
* 12/12/2011 – Falecimento de José Cláudio Machado em Porto Alegre aos 63 anos de idade, cantor, compositor regionalista, natural de Tapes – RS, está sepultado em Guíba.
* 13/12/1929 - Nascia Luiz Carlos Barbosa Lessa – Fundador do Movimento Tradicionalista Gaúcha – MTG.
* 24/12/1938 – Falecia Joaquim Francisco de Assis Brasil – político, morre em Pedras Altas.
* 24/12/1925 – Nascimento de Glaucus Saraiva em São Jerônimo, foi um dos fundadores do MTG, poeta, escritor.

DICIONÁRIO
VENTA-FURADA, s. Valentão, desordeiro, bandido, ventana, sujeito mal comportado, indivíduo capas de ações imorais.
VINCHA, s. Fita ou lenço que alguns gaúchos usam atar sobre os cabelos para mantê-los presos.
VERDE, s. Mate, mate-chimarrão, amargo, chimarrão.

ACONTECE
19/20/12/2012 – Rodeio Crioulo em Ipuaçú – CTG Heranças de Guapos.
26/27/2012 – Rodeio Crioulo em Faxinal dos Guedes no CTG Querência do Minuano.

UM NATAL SEM PAPAI NOEL
Papai Noel é uma invenção do Presidente Woodrow Wilson, dos Estados Unidos,  muito recente, portanto. É a adaptação ao gosto comercial norte-americano do São Nicolau europeu, inspirado remotamente no bispo de Kusa, que teria o hábito de distribuir presentes às crianças.
No Natal gaúcho não há Papai Noel. Quem traz os presentes como na Bíblia, é o terno dos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltasar, este negro. Antigamente, a festa de entrega de presentes na campanha era no dia 06 de janeiro. Agora é que passou para o dia 25 de dezembro, data consagrada como sendo a do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Entre os pêlo-duros (luso brasileiros) os teuto-riograndenses (descendentes de alemãs), os ítalos-gaúchos (gringos) e os descendentes de poloneses há a tradição do Terno de Reis, que no ciclo natalino (de 24 de dezembro a 06 de janeiro) vão “de porta em porta de rua em rua” cantando e tocando, saudando, conforme a data, o nascimento de Jesus, a virada do Ano Novo ou a visita dos Reis Magos.
As vestes são normalmente as gauchescas de festa, mas alguns ternos se vestem como reis magos e/ou pastores. Outros levam meninos assim vestidos, um deles portando um cometa, que representa a Estrela de Belém. Os instrumentos são a gaita, a viola ou violão, o tambor, a rabeca e o estribo.
Assim é o autêntico Natal gaúcho.

Que cada Natal os galpões de CTG se fechem, fiquem às escuras com tudo preparado, com o presépio, os presentes, os comes e bebes, até a cachorrada anunciar, acoando do lado de fora, que o Terno de reis está chegando, com o Mestre e seu ajudante o canto:
“Agora mesmo chegamos, ai!”
Agora mesmo chegamos, ai!
Agora mesmo chegamos, ai!

Fonte: Curso de Tradicionalismo gaúcho – Antônio Augusto Fagundes (Nico).

CULINÁRIA GAÚCHA
 PERNIL DE PORCO INCRUSTADO

Ingredientes: 01 pernil desossado e com pele (com 4 a 5 kg); 01 cebola grande cortada em quatro partes; 04 dentes de alho grandes; 01 pimenta dedo de moça sem sementes; ½ maço de salsinha; ½ maço de cebolinha; 04 colheres de sopa de sal; suco de 03 limões; 02 colheres de (sopa) de alecrim picadinhos.

Para incrustrar: 
 +/- 15 dentes de alho; +/- 16 azeitonas; 100 gramas de bacon cortado em cubos médios; 15 cebolinhas em conserva e ½ litro de azeite bem quente (para pururucar no final) 

MODO DE PREPARO
Com o auxílio de uma faca de ponta, faça furos na parte de dentro do pernil. Obs: preserve o couro intacto sem perfuração. Num liquidificador, coloque a cebola cortada em quatro partes, alho, pimenta, salsinha, cebolinha, sal e suco de limão. Bata bem. Depois de batido, junte o alecrim picadinho e misture. Dica: não bata o alecrim junto no liquidificador, para não amargar o tempero. Passe todo o tempero (batido acima) no pernil inclusive nos furos. Dentro de cada furo, coloque um item de cada vez: dentes de alho, azeitonas verdes sem caroço, cubos médios de bacon e cebolinhas em conserva. Coloque o pernil dentro de um saco plástico com o tempero batido e deixe por no mínimo 12 horas. Transfira o pernil para uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 3 a 3 e ½ horas. Retire o papel alumínio e rege a pele do pernil com ½ litro de azeite bem quente para pururucar a pele. Transfira o pernil para um prato de serviço e sirva fatiado com farinha de mandioca a gosto.