*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 22/01/2013  

ADÁGIOS

* Assanhada que nem solteirona em casamento.
* Atirado como interesse de viúva.
* Babava como boi com aftosa.

ACONTECIDO

* 19/01/2012 – XII Cavalgada da Integração, a gauchada comandada pelo Patrão de Cavalgadas Beto Simioni saiu rumo a Lagoa Vermelha no RS. Serão percorridos 240 km passando por diversas localidades. No dia 25 participarão da abertura do Rodeio Internacional.
* 20/01/1923 – Nascia Dimas Nogueira Costa, em Bagé – RS.
* 22/01/1680 – Fundação da Colônia de sacramento por D. Manoel Lobo, na margem esquerda do rio da Prata.
* 22/01/19922 – Nascia em Cruzinha – Carazinho – Leonel de Moura Brizola.

DICIONÁRIO

* CENTAURO,s. e addj. Denominação dada, no Rio Grande do Sul, aos gaúchos que, nas revoluções, peleavam, a cavalo. Hábil cavaleiro.
* CARRETEIRO, s. Pessoa que tem a profissão de viajar com carreta. Pescoceiro. Prato campeiro, constituído de arroz com guisado de charque.
* carretilha, s. Carreta pequena, com cobertura de zinco, em geral bem pintada, puxada por uma só junta de bois, utilizada na campanha para o transporte de famílias.

ACONTECE

* 26 e 27/01/2012 – Rodeio Crioulo no CTG Querência do Minuano em Faxinal dos Guedes – SC.
* 26 e 27/01/2012 – Rodeio Crioulo no CTG Recanto da Tradição em São Berbardino – SC.

Leonel Brizola

22/01/1922, Cruzinha, Rio Grande do Sul

21/06/2004, Rio de Janeiro

Considerado o herdeiro político de Getúlio Vargas e de João Goulart, dois ex-presidentes do Brasil, Leonel de Moura Brizola foi um dos mais destacados líderes nacionalistas do país. Ex-governador do Rio Grande do Sul, onde iniciou a sua carreira política, e do Rio de Janeiro, onde fixou residência em meados da década de 60, Brizola nasceu no dia 22 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, que pertencia a Passo Fundo (RS). Em 1931, passou à jurisdição de Carazinho (RS).


Filho de camponeses pobres, Leonel Brizola estudou em Passo Fundo e em Viamão, antes de ingressar no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou em 1949. Na época, Brizola já tinha iniciado a sua carreira política. Dois anos depois de filiar-se ao PTB (1945), foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Em 1950, casou-se com Neuza Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart (1961/64), tendo como um dos padrinhos outro líder histórico do Brasil: Getúlio Vargas.

Brizola morreu aos 82 anos no dia 21 de junho de 2004, de infarto decorrente de complicações infecciosas, no RJ.

CULINÁRIA GAÚCHA

MONDONGO (BUCHO OU DOBRADINHA)
Ingredientes:
1Kg de bucho, 1 cebola, 2 colheres de banha, 2 tomates sem pele e sem sementes, tempero verde a gosto, sal e ¼ kg de farinha de mandioca.
Preparação: Limpar o mondongo e aferventa-lo por 1 ou 2 horas, conforme a idade do boi (novo ou velho) para amolecer, colocando sal depois de meio mole, para não ressabiar. Limpar novamente e cortá-lo em tiras. Fazer um refogado com cebola picada, gordura, os tomates sem pele e sementes e tempero verde picado, sal a gosto. Acrescentar o mondongo refogando bem, adicionar um pouco  de água e deixar ferver até reduzir um pouco o caldo. Minutos antes de servir, engrossar levemente o caldo com farinha de mandioca.