*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 29/01/2013  

ADÁGIOS
 * Mais faceira do que mosca em tampa de xarope.
* Contente que nem cusco de cozinheira.
* Mais parado que zona na segunda-feira.

ACONTECIDO
* 27/01/1998 – Decreto 38400/98 define “Brinco de princesa”como flor-símbolo do estado do RS.
* 30/01/1924 – Nascia Jayme Caetano Braun – pajador, nasce na Timbaúva, São Luiz Gonzaga (RS) hoje pertencente ao município da Bossoroca.
* 30/01/2002 – Instituído o dia do pajador por Lei Estadual (RS) assinada em 15/10/2001.

DICIONÁRIO
* Cerrar o namoro, expr. Intensificar o namoro. Aproximar-se cada vez mais da pessoa que namora.
* Chacareiro, s. Proprietário de chácara. Pequeno criador de gado, pequeno agricultor. Empregado incumbido de cuidar de chácara. O mesmo que chacreiro.
* Changa, s. Pequeno trabalho de transporte, serviço avulso, biscate, feito por chagadores ou homens do ganho. 

ACONTECE
* 02 e 03/02/2013 – Rodeio Crioulo em São Domingos – SC no CTG – Quero Quero.
* 02 e 03/02/2013 – Na sede campeira do CTG Antônio Brun de Romelândia – SC mais um Rodeio Crioulo.
* 09 e 10/02/2013 – CTG Mate Amargo de Coronel Freitas promove o seu Rodeio Crioulo.
* 22 e 23/02/2013 – Festival 5º Levante da Canção em Capão do Leão (RS).

Jayme Caetano Braun
Jayme Caetano Braun nasceu em 30 de janeiro de 1924, na Timbaúva, distrito de São Luiz Gonzaga (RS), hoje pertencente ao município de Bossoroca. 
Jayme foi alambrador, tropeiro e curandeiro. Um artista missioneiro que fez de sua terra o seu mundo, de sua aldeia, uma pátria. 
Sonhava em cursar Medicina, mas formou-se em jornalismo. Sua imensa cultura foi apurada no período em que ocupou o cargo de diretor da Biblioteca Pública do Estado, entre 1959 e 1963. 
Especializou-se em décimas (poemas com estrofes de 10 versos). Os poemas, que começou a escrever piazito, por influência da família, foram publicados em vários livros. O primeiro, Galpão de Estância (1954), trazia versos de temática campeira, quase sempre dedicados a objetos do universo do homem da Campanha como: relhos, chilenas, laços, carretas. 
Na década de 70, trabalhou como radialista na Rádio Guaíba, onde apresentava o programa "Brasil Grande do Sul", que ia ao ar aos sábados pela manhã. Ele também foi funcionário público estadual. Trabalhou no Instituto de Pensões e Aposentadorias dos Servidores do Estado (Ipase). 
Considerado o maior pajador do Rio Grande do Sul, Jayme Caetano Brun foi membro e co-fundador da academia nativista Estância da Poesia Crioula, em Porto Alegre (RS). Poeta regionalista carismático tornou-se popularmente conhecido não só no Brasil, mas também em países como Uruguai e Argentina. 
Vários CTGs lhe homenagearam, inclusive em vida, atribuindo-lhes o nome de "Jayme Caetano Braun", em várias cidades brasileiras,
inclusive na Capital Federal. 
Entre seus poemas mais declamados 
pelos poetas regionalistas do país inteiro, destacam-se "Tio Anastácio", "Bochincho" e "Galo de Rinha". 
Jayme faleceu em 08 de julho de 1999, às 5h30, na Clínica São José, em Porto Alegre, vítima de complicações cardiovasculares, depois de receber quatro pontes de safena.

CULINÁRIA GAÚCHA
BIFE DE FÍGADO ACEBOLADO (04 PESSOAS).
Ingredientes:
2/4 Kg de fígado; suco de ½ limão; 05 dentes de alho; pimenta do reino; 05 cebolas; 02 colheres de sopa de massa de tomate e tempero verde a gosto.
Preparação: Congele a posta de fígado. Ainda congelado, retire a pele que envolve a carne. Antes de descongelar totalmente, corte em bifes. Corte as cebolas em rodelas. Frite os bifes. Quando estiverem prontos, coloque as cebolas na gordura que sobrou dos bifes e acrescente a massa de tomate diluída em um copo de água, com uma colherzinha de sal. Junte duas colheres de sopa de tempero verde picado, misture tudo e deixe ferver por 10 minutos. Ponha os bifes em uma travessa e despeje o molho acebolado por cima