*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 23/05/2013  

ADÁGIOS
* Mais amontoado que uva em cacho.
* Mais apagado que fogão de tapera.
* Baixo como tamborete de china.

ACONTECIDO
* 18/05/1973 – Fundação do Movimento Tradicionalista Catarinense cfe. Diário Oficial nº 9 872 de 07 de novembro de 1973. Mais tarde passou a se chamar Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina.
* 20 de maio de 1875 – Data Oficial da Imigração Italiana. 
* 22/05/1898 – Era fundado o Grêmio Gaúcho por João Cezimbra Jacques em defesa dos costumes gaúchos.

DICIONÁRIO
* PANGARÉ, adj, Diz-se do pelo do cavalo ou muar de tom vermelho amarelado, de intensidade variável, mostrando-se mais claro, como que desbotado, no focinho, no baixo ventre, na garganta, nas virilhas e no sovaco. 
* PAPUDO, s. e adj, Indivíduo que tem papo. Balaqueiro, jactancioso, blasonador. O termo é empregado para insultar, provocar, depreciar, menosprezar outra pessoa, embora esta não tenha papo: “Conheceu papudo?” “Quero ver qual é o papudo que me enfrenta hoje!”.
* PARADO NA BALIZA, exp. Enganado, logrado. Diz-se que um parelheiro perde parado na baliza quando seu corredor não atende o sinal de largada, permanecendo parado no laço de saída, enquanto seu adversário corre, ganhando a carreira.

ACONTECE
* 23, 24, 25 e 26/05/2013 acontece o 28 Carijo da Canção Gaúcha e a Rádio Pampeana estará a partir do dia 24 transmitindo direto do evento em Palmeira das Missões – RS.
Obs. Rádio Chapecó AM a pioneira do Oeste Catarinense estará em cadeia com a Pampeana.

O PAPEL DO TRADICIONALISMO NA SOCIEDADE (Profª Rose Fetter)
O tradicionalismo assume um papel dentro da sociedade de suma importância, em se tratando de uma organização sem fins lucrativos e com um único objetivo que é o de educar, valorizar e cultuar um povo. Este movimento vem se desenvolvendo desde 1947 e está interligado na nossa história e no contexto cultural brasileiro. O Movimento Tradicionalista Gaúcho é um movimento cívico, cultural e associativo, sendo a maior entidade associativa da América. 
A Tradição Gaúcha é o ato de transmitir os fatos culturais de um povo através de suas gerações. É um conjunto de ideias recordando e conservando os símbolos para as gerações futuras. E um rico acervo cultural e moral de um povo que sabe honrar a sua herança cultural. 
Por que o povo procura um CTG?    
* Porque ele precisa conservar um pouco o que há de bom nesta terra. Ele tira lá do fundo do baú de seu coração alguns valores e costumes que lhes fizeram gente.  
* Para manter sempre viva a chama votiva, o brasido que temperou  nossa raça.                               
* No CTG existe amizade, irmandade, humanidade, todos são acolhidos fraternalmente. Patrões, prendas, peões, piazitos todos ao redor do fogo, ao redor da chama crioula, contando histórias e camperiando pelos campos das nossas raízes tornando-se mais alegres e fortes.
* O povo se aproxima de um CTG. Pois sente ali fervilhar um núcleo transmissor de uma grande herança social.
* O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem como objetivo a preservação do núcleo da formação gaúcha seguindo religiosamente a Carta de Princípios que foi expressa no 7º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em taquara, RS, em 1961, escrito por Glaucus Saraiva.

CULINÁRIA GAÚCHA
 COLA GAITA. (05 PESSOAS)
Ingredientes:
- 1 ½ de espinhaço de ovelha; 1 kg de mandioca; 2 cebolas; 4 dentes de alho; 2 xícaras de farinha de mandioca; 2 pimentas verdes.

Preparação: Fritar as chuletas do espinhaço já salgadas. Picar bem as cebolas e o alho e colocar a fritar junto com o espinhaço. Se a mandioca for meio dura, cozinhar a parte. Cortar a mandioca em pedaços médios e juntar ao resto, colocando dois dedos de água quente e a pimenta picada. Corrigir o sal. Quando à mandioca estiver cozida, colocar mais um pouco de água e ir mexendo devagar, quando for colocando a farinha de mandioca até ficar num ponto médio de pirão. 

10 REGRAS DE COZIMENTO DOS LEGUMES
1ª Cozer os legumes com casca em panela de pressão e com pouca água.
2ª Aproveitar o caldo para preparar as sopas, ou cozinhar arroz.
3ª Usar somente verduras verdes, não amareladas e secas.
4ª Guardar as verduras em lugar fresco e arejado, ou em geladeira.
5ª Refogá-las.
6ª Não coloca-las no congelador.
7ª Não preparar sucos de frutas e hortaliças muito antes do uso.
8ª Não usar bicarbonato de sódio no preparo.
9ª Preferir o limão como tempero e rejeitar completamente o vinagre industrializado e outros condimentos prejudiciais.
10ª As hortaliças deveriam se consumidas cruas.