*Ao lado do nome, coloque também sua cidade!

Página Alma Pampeana 11/06/2013  

ADÁGIOS
* Mais desconfiado que cego com amante.
* Mais assustado que cachorro na canoa.
* Mais triste que burro atolado.

ACONTECIDO
* 01/06/1827 – Era fundado o jornal Diário de Porto Alegre – primeiro jornal rio-grandense pelo Marquês de Barbacena.
* 02/06/1882 – Morre em Caprera Giuseppe Garibaldi, um dos líderes da Guerra dos Farrapos.
* 03/06/1960 – Falecia o Senador Alberto Pasqualini, no Rio de Janeiro.

DICIONÁRIO
* BARBICACHO, s. Cordão, cadarço, ou trança de couro, com as extremidades presas à carneira do chapéu, uma de cada lado, que passa por baixo do queixo da pessoa que o usa, para, nos dias de vento ou nos serviços de campo, manter o chapéu firme na cabeça. Na parte inferior do barbicacho, é costume colocar-se uma borla.
* BARBAQUÁ, s. Tipo de forno utilizado para a secagem da erva mate. O fogo é feito em um buraco que é ligado por condutores de calor ao carijó ou tatu, de forma que a erva receba o calor indiretamente.
* BARBARIDADE, s. Barbarismo. Interj. Exprime espanto, admiração, estupefação, surpresa: Cuê-pucha, barbarida “! Muito, em grande quantidade, intensamente: “Aquela moça é bonita barbaridade”, isto é, é muito bonita. “Foi um tiro de laço lindo barbaridade”, isto é, muito lindo. 

ACONTECE
* 22/06/2013 – Primeiro Baile da “Mala de Garupa” será no Salão Comunitário do loteamento Colatto - sentido Penitenciária Agrícola.
Animação: Embalos do Sul
Mesa para 04 pessoas R$60,00
Reservas: 9987 3339 Perin.
                 8862 5287 Beto.

O PAPEL DO TRADICIONALISMO NA SOCIEDADE. (Profª Rose Fetter.
O tradicionalismo assume um papel dentro da sociedade de suma importância, em se tratando de uma organização sem fins lucrativos e com um único objetivo que é o de educar, valorizar e cultuar um povo. Este movimento vem se desenvolvendo desde 1947 e está interligado na nossa história e no contexto cultural brasileiro. O Movimento Tradicionalista Gaúcho é um movimento cívico, cultural e associativo, sendo a maior entidade associativa da América. 
A Tradição Gaúcha é o ato de transmitir os fatos culturais de um povo através de suas gerações. É um conjunto de ideias recordando e conservando os símbolos para as gerações futuras. E um rico acervo cultural e moral de um povo que sabe honrar a sua herança cultural. 
Por que o povo procura um CTG?    
* Porque ele precisa conservar um pouco o que há de bom nesta terra. Ele tira lá do fundo do baú de seu coração alguns valores e costumes que lhes fizeram gente.  
* Para manter sempre viva a chama votiva, o brasido que temperou a nossa raça.                               
* No CTG existe amizade, irmandade, humanidade, todos são acolhidos fraternalmente. Patrões, prendas, peões, piazitos todos ao redor do fogo, ao redor da chama crioula, contando histórias e camperiando pelos campos das nossas raízes tornando-se mais alegres e fortes.
* O povo se aproxima de um CTG. Pois sente ali fervilhar um núcleo transmissor de uma grande herança social.
* O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem como objetivo a preservação do núcleo da formação gaúcha seguindo religiosamente a Carta de Princípios que foi expressa no 7º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em taquara, RS, em 1961, escrito por Glaucus Saraiva.

CULINÁRIA GAÚCHA
 FRUSSURADA DE OVELHA ENGROSSADA

Ingredientes: 01 língua; 02 rins; 01 coração; sangrador; 02 cebolas; 01 pimentão; 03 tomates sem pele; tempero verde; 02 folhas de louro; 03 ovos cozidos; 01 pimenta verde e 02 xicaras de farinha de mandioca.
Preparação: Ao carnear a ovelha, separe a língua, os rins, o coração e o sangue dos dois lados. Dar uma aferventada em tudo e picar em guisado médio. Fritar com um pouco de sal. Quando estiver no ponto, juntar as cebolas, os tomates e o pimentão bem picados. Depois destes fritos, pique o tempero verde, as folhas de louro, os ovos cozidos e a pimenta, juntando tudo na panela com um dedo de água fervente, corrigindo o sal. Depois de 10 minutos de fervura, engrosse com a farinha de mandioca, até um ponto médio.

10 REGRAS DE COZIMENTO DOS LEGUMES
1ª Cozer os legumes com casca em panela de pressão e com pouca água.
2ª Aproveitar o caldo para preparar as sopas, ou cozinhar arroz.
3ª Usar somente verduras verdes, não amareladas e secas.
4ª Guardar as verduras em lugar fresco e arejado, ou em geladeira.
5ª Refogá-las.
6ª Não coloca-las no congelador.
7ª Não preparar sucos de frutas e hortaliças muito antes do uso.
8ª Não usar bicarbonato de sódio no preparo.
9ª Preferir o limão como tempero e rejeitar completamente o vinagre industrializado e outros condimentos prejudiciais.
10ª As hortaliças deveriam se consumidas cruas.